Ibovespa (IBOV) tem alta firme no centésimo dia do governo Lula; por que subiu?
O Ibovespa (IBOV) abriu a semana no azul. Nesta segunda-feira (10), o índice se destoou dos mercados em Wall Street e fechou com valorização de 1,02%, a 101.846,64 pontos.
O Ibovespa recebeu suporte das gigantes da Bolsa Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), que subiram 1,93% e 2,13%, respectivamente, apesar da fraqueza das commodities. 3R Petroleum (RRRP3) liderou as altas do dia, após ganhos de 5,65%.
O cenário doméstico foi marcado pela repercussão do evento de 100 dias do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Mais uma vez, o presidente da República criticou o atual patamar da Selic, a taxa básica de juros do Brasil, em 13,75%.
Segundo Lula, a Selic a 13,75% é muito alta. “Continuo achando que estão brincando com o país. Brincando sobretudo com o povo pobre e com os empresários que querem investir. Só não vê quem não quer.”
Lula também voltou a defender que a proposta do novo arcabouço fiscal do governo “traz soluções seguras e realistas para as contas públicas”.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, sinalizou que o texto da nova regra fiscal será entregue para análise do Congresso junto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O prazo limite para a entrega da LDO é 15 de abril.
Na avaliação de Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos, as falas de Lula sobre o arcabouço foram vistas com bons olhos pelo mercado.
“O mercado se anima em virtude de uma definição de próximos passos da nossa política econômica. O que deixa o mercado em queda é a indefinição, e não é isso que vemos hoje”, diz.
Cohen acrescenta que a queda das incertezas também contribuiu para o movimento de alguns setores da Bolsa penalizados na semana passada.
“A gente tem hoje esses setores subindo devido a uma previsibilidade maior do que pode acontecer com juros daqui para frente com o arcabouço divulgado”, comenta.
Isso explicaria o avanço das ações da Vale e da Petrobras, descoladas da movimentação das commodities no exterior.
Os bancos também tiveram um dia positivo em meio ao otimismo generalizado do mercado local. Além disso, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, afirmou à GloboNews que o governo vai anunciar uma série de medidas para melhorar o mercado de crédito e aumentar a competitividade.
Mello também levantou a possibilidade de um afrouxamento monetário a partir do momento em que o Banco Central reconhecer a qualidade da proposta do novo arcabouço fiscal.
Estrategistas vêm citando um alívio na taxa Selic como essencial para uma melhora mais sustentável das ações brasileiras, principalmente daquelas sensíveis à economia interna.
GOVERNO LULA: O QUE ESPERAR DA BOLSA EM 2023? EMPIRICUS RESPONDE | ONDE INVESTIR E GANHAR DINHEIRO?
Com informações da Reuters.