Mercados

Ibovespa (IBOV) tem dia de alívio com Wall Street e fecha acima dos 113 mil pontos

12 set 2022, 17:08 - atualizado em 12 set 2022, 17:42
Ibovespa, Ações, Mercados, B3
Bolsa brasileira e demais mercados aguardam divulgação do CPI nos EUA (Imagem: Tainá da Silva)

O Ibovespa (IBOV) iniciou a semana em forte alta, fechando com ganhos de 1% no pregão desta segunda-feira (12).

Com fôlego renovado pelo avanço dos índices acionários em Wall Street, o índice de referência da B3 (B3SA3) encerrou com valorização de 0,98%, a 113.406,55 pontos.

Os mercados estão à espera da divulgação do índice de preços ao consumidor norte-americano (CPI, na sigla em inglês) de agosto, previsto para sair amanhã.

Os novos dados devem calibrar as apostas sobre os próximos passos do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, em relação aos juros do país.

Segundo Ipek Ozkardeskaya, analista sênior no Swissquote Bank, se o CPI vier fraco o suficiente, ou idealmente mais fraco do que o esperado, o mercado de ações provavelmente dará continuidade ao movimento de alta nesta semana também.

O especialista destaca, no entanto, que não há muito o que ser precificado ainda para a decisão do Fed na próxima semana.

“Aconteça o que acontecer esta semana, sabemos que o Fed está disposto a entregar mais 0,75 ponto este mês… O que importa é o que acontecerá após a reunião do Fomc (comitê de política monetária do Fed) em setembro”, diz.

No mercado local, economistas ouvidos pelo Banco Central revisaram para baixo as estimativas do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao fim deste ano, de 6,61% a 6,4%.

Na última sexta (9), dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram para uma queda de 0,36% na inflação de agosto. Com isso, o acumulado nos últimos 12 meses foi de 8,73%.

Com informações da Reuters.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.