Mercados

Ibovespa (IBOV) mantém força com commodities e chega ao fim do pregão nos 117 mil pontos

05 out 2022, 17:10 - atualizado em 05 out 2022, 17:30
Ibovespa
Petróleo e eleições movimentaram o Ibovespa nesta quarta-feira (5) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) ganhou tração ao longo do pregão desta quarta-feira (5), recebendo suporte das ações da Petrobras (PETR3;PETR4) e da Vale (VALE3).

Índice de referência da B3 (B3SA3), o Ibovespa encerrou o dia em alta de 0,83%, a 117.197,82 pontos.

Os papéis da Petrobras e de outras empresas do setor de óleo e gás seguiram a dinâmica altista dos preços do petróleo nos mercados internacionais. A Opep e seus aliados, que formam a Opep+, decidiram realizar o corte mais profundo na produção do petróleo desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, apesar da pressão dos Estados Unidos por mais produção.

O grupo decidiu cortar a produção de petróleo de 2 milhões de barris por dia, de acordo com fontes ouvidas pela Reuters.

No cenário doméstico, o mercado segue atento aos desdobramentos das eleições, de olho em pistas que possam indicar o desenrolar do segundo turno. Investidores também estão monitorando a possibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com propostas ainda vagamente formuladas, apresentar uma campanha política mais alinhada com o centro.

Lula e Jair Bolsonaro (PL), que disputam pelo cargo de presidente da República, se movimentam em busca de apoios.

Bolsonaro, que busca a reeleição, se concentrou no apoio de governadores, principalmente os que foram eleitos no primeiro turno em estados do Sudeste.

Além de Claudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, e Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais, o presidente recebeu apoio do governador reeleito no Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), do atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), e do Capitão Wagner (União), candidato derrotado no Ceará.

Também anunciaram voto em Bolsonaro o ex-juiz Sergio Moro (União), eleito senador pelo Paraná, o ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos), deputado federal mais votado do estado, e o governador reeleito Ratinho Junior (PSD).

Lula, por sua vez, é apoiado por Ciro Gomes, que ficou em quarto lugar na disputa para a presidência da República e disse que se juntaria à decisão de seu partido, o PDT, no apoio ao petista no segundo turno.

Há pouco, Simone Tebet (MDB), que apareceu em terceiro lugar no primeiro turno, anunciou que vai apoiar o ex-presidente Lula.

Em pronunciamento, Tebet disse que mantém as críticas a Lula, mas que depositará nele o seu voto por “reconhecer seu compromisso com a democracia e com a Constituição”.

Maiores altas e baixas

As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras encerraram com valorização de 3,54% e 3,76%, respectivamente, liderando as altas do Ibovespa nesta quarta.

Outra petroleira também ficou dentre os maiores ganhos do índice hoje. A 3R Petroleum (RRRP3) avançou 3,49%, estendendo os ganhos do pregão anterior, quando encerrou em disparada de 9,33%.

As empresas de tecnologia Méliuz (CASH3) e Locaweb (LWSA3) também figuraram entre os destaques positivos.

Maior baixa do pregão, a Dexco (DXCO3) recuou 3,83%, seguida pelos papéis da Vivo (VIVT3), que recuaram 2,55%, e da JBS (JBSS3), em queda de 2,46%.

A Vale (VALE3) subiu 1,54%, enquanto o setor bancário conseguiu se manter no azul.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!