Mercados

Ibovespa (IBOV) marca 3ª alta consecutiva; Câmara aprova PEC da Transição em 2º turno

21 dez 2022, 18:12 - atualizado em 21 dez 2022, 18:30
Petrobras, Mercados, dividendos ações
Votação da PEC da Transição movimenta Ibovespa nesta quarta-feira (21) (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa (IBOV) enfrentou um pregão volátil nesta quarta-feira (21), mas conseguiu marcar sua terceira alta consecutiva, acima dos 107 mil pontos.

O índice de referência da Bolsa brasileira fechou com valorização de 0,53%, a 107.433,14 pontos, apoiado por Petrobras (PETR3;PETR4) e bancões. Vale (VALE3) também serviu de suporte, tendo a ação encerrado em alta de 0,57%.

A atenção dos investidores se voltou para Brasília diante da votação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados. Um acordo no Congresso que reduziu de dois para um ano a vigência da proposta, que expande o teto de gastos para o pagamento do Bolsa Família, aliviou o mercado, que já estava na expectativa de que o texto pudesse ser desidratado.

O texto seguiu em votação na Casa nesta quarta para segundo turno e foi aprovado, dando sinal verde para manter o pagamento dos R$ 600 a cada beneficiário do Auxílio Brasil em 2023. Agora, o texto volta ao Senado.

Ainda na esfera política, a expectativa continua alta pela divulgação de novos nomes do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e de seu futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O ex-ministro Aloizio Mercadante, nomeado para presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciou os futuros nomes que ocuparão as diretorias do banco de fomento.

As indicações incluem pessoas do mercado de capitais e ex-integrantes de governos passados do PT.

Entre os nomes apresentados estão Alexandre Abreu, ex-presidente do Banco Original, que ocupará a diretoria financeira do BNDES, e o ex-ministro Nelson Barbosa, que deve assumir a diretoria de planejamento.

Na Bolsa, o dia também foi de realização de lucros, especialmente para os papéis de Magazine Luiza (MGLU3), que derreteram 7,45%. Outras ações do varejo, como Alpargatas (ALPA4) e Arezzo (ARZZ3), também mostraram perdas.

Do outro lado, IRB (IRBR3) saltou mais de 24% após reportar lucro em outubro. Ações do setor de saúde também figuraram entre as principais altas do pregão.

Com informações da Reuters.