Mercados

Ibovespa (IBOV) se descola de Wall Street e sustenta alta na semana; PETR4 sobe 3%

19 out 2022, 17:11 - atualizado em 19 out 2022, 17:30
ibovespa
Ibovespa recebeu suporte de Petrobras nesta quarta-feira (19) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) terminou o pregão volátil desta quarta-feira (19) com ânimo reduzido, mas ainda em alta.

Destoando-se de Wall Street, o principal índice da Bolsa brasileira teve ganhos de 0,46%, a 116.274,24 pontos. O suporte veio principalmente pelo avanço das ações da Petrobras (PETR3;PETR4), beneficiada pela alta dos preços do petróleo nos mercados internacionais.

Os papéis preferenciais da estatal subiram 3,54%.

Outras petroleiras, como 3R Petroleum (RRRP3) e PRIO (PRIO3), subiram forte hoje – os papéis avançaram 5,96% e 3,72%, respectivamente.

Contrapondo o desempenho positivo do setor de óleo e gás, a Vale (VALE3) encerrou em queda de 1,18%.

O Federal Reserve (Fed) divulgou o Livro Bege, documento que mede as condições econômicas americanas nos 12 distritos do banco central dos Estados Unidos.

O Livro Bege serve de base para as discussões na próxima reunião de política monetária do Fed.

Nesta quarta, o documento apontou que a economia americana apresentou um crescimento modesto desde setembro, com o mercado de trabalho mantendo-se aquecido, assim como os salários e a inflação.

Quatro distritos observaram estabilidade e dois citaram declínios na atividade econômica, com desaceleração ou demanda fraca atribuída a taxas de juros mais altas, inflação e interrupções no fornecimento, mostrou.

E, no Reino Unido, a inflação voltou aos dois dígitos no mês passado, ao nível mais alto em 40 anos, puxada pelo salto nos preços dos alimentos.

O Escritório de Estatísticas Nacionais disse que o índice de preços ao consumidor aumentou 10,1% em termos anuais em setembro.

Economistas esperavam avanço de 10%, após alta de 9,9% em agosto, segundo a Reuters.

Os preços ao consumidor nos 19 países que compartilham o euro avançaram 9,9% em setembro na comparação anual.

No Brasil, as eleições ainda dominam o mercado. Investidores aguardam sinais mais claros tanto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em relação a pesquisas sobre o segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto, novos levantamentos divulgados nesta quarta mantiveram Lula à frente de Bolsonaro. O Datafolha divulga nesta quarta um novo levantamento do segundo turno.

Com informações da Reuters.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar