Mercados

Ibovespa (IBOV) supera sessão volátil e fecha em alta, mantendo os 113 mil pontos

16 ago 2022, 17:12 - atualizado em 16 ago 2022, 17:50
Ibovespa, Ações, Mercados, B3
Sessão desta terça-feira (16) foi movimentada por uma nova bateria de resultados (Imagem: Tainá da Silva)

O Ibovespa (IBOV) encerrou mais um pregão em alta, depois de operar entre perdas e ganhos ao longo desta terça-feira (16).

O principal índice da Bolsa brasileira apresentou ganhos de 0,43%, a 113.514,72 pontos.

A sessão foi movimentada por uma nova bateria de resultados, que coroaram Yduqs (YDUQ3) como o destaque negativo do Ibovespa hoje.

A Eurostat divulgou nesta terça os novos dados da balança comercial da Zona do Euro.

Os 19 países da Zona do Euro passaram a registrar déficit comercial em junho, contra superávit 12 meses antes, por causa do aumento dos preços do gás e do petróleo importados.

O déficit comercial, não ajustado para variações sazonais, foi de 24,6 bilhões de euros em junho, comparado a um superávit de 17,2 bilhões em junho de 2021. Ajustado sazonalmente, o déficit foi ainda maior, de 30,8 bilhões de euros.

Ainda nos mercados internacionais, investidores aguardam a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed), que será conhecida amanhã e pode reforçar as expectativas quanto ao direcionamento do banco central norte-americano para as próximas reuniões.

No fim de julho, o banco central americano elevou a taxa de juros em 0,75 ponto percentual, para a faixa 2,25-2,5%.

O ajuste foi a quarta alta promovida pelo Fed, com as duas primeiras se mostrando mais brandas (uma alta de 0,25 ponto percentual em março e outra de 0,5 ponto percentual em maio). Em junho, o Fed começou a adotar uma postura mais restritiva ao aprovar um reajuste de 0,75 ponto percentual, maior movimento desde 1994.

Eleições 2022

Esta terça-feira marca o início oficial da campanha eleitoral de 2022, com a Tullett Prebon Brasil destacando que o tema deve tomar cada vez mais conta do radar.

“Será importante observar qual seria a âncora fiscal de Lula”, ressaltaram, referindo-se ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A campanha começou no dia seguinte à divulgação da primeira pesquisa Ipec, ex-Ibope, neste ano sobre a corrida presidencial, que mostrou Lula com 44% e Bolsonaro com 32% no primeiro turno.

Com Reuters.

Entre para o grupo do Money Times no Telegram!

Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundoEntre agora para o nosso grupo no Telegram!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar