Ibovespa (IBOV) garante 6º pregão seguido de alta; 3R Petroleum (RRRP3) dispara por 3 motivos
O Ibovespa (IBOV) marcou seu sexto pregão seguido de alta nesta quarta-feira (11), com o exterior positivo dando suporte ao mercado local enquanto o cenário conturbado em Brasília segue em monitoramento.
O índice de referência da Bolsa brasileira avançou 1,53%, a 112.517,08 pontos.
O setor de óleo e gás teve um bom desempenho hoje, com destaque para as ações da 3R Petroleum (RRRP3), que dispararam mais de 13% com o petróleo em alta e após a divulgação de dados de produção de dezembro. Além disso, o JPMorgan iniciou a cobertura do nome com recomendação de “overweight” e preço-alvo de R$ 100 ao fim de 2023.
Na ponta negativa, BRF (BRFS3) recuou 6,62%, com JPMorgan rebaixando a recomendação dos papéis para “neutro”. No mesmo relatório, o banco elevou Minerva (BEEF3), o que explica a valorização de 7,73% da companhia na Bolsa nesta quarta.
Movimento em Brasília
O dia serviu para acompanhar o reforço da segurança no Brasil diante da possibilidade de novos atos antidemocráticos por parte de apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O Supremo Tribunal Federal (STF) foi acionado após grupos bolsonaristas convocarem novos protestos em todas as capitais pelas redes sociais.
O ministro Alexandre de Moraes determinou que autoridades públicas impeçam tentativa de bloqueio de vias públicas e rodovias e atos que interrompam o acesso a prédios públicos.
E o STF formou maioria para manter a decisão de afastar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), após os ataques aos Três Poderes no domingo. Também foi mantida a prisão preventiva do ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, e do ex-comandante da Polícia Militar do DF, Fábio Augusto Vieira.
Ainda, o ministro da Justiça, Flávio Dino, prorrogou nesta quarta o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em Brasília até 19 de janeiro.
Investidores também monitoraram anúncios sobre a formação do novo governo. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou que o economista Gustavo Guimarães, que foi secretário do ex-ministro Paulo Guedes no Ministério da Economia, será seu número 2 na pasta.
Tebet disse que sua pasta será a “dos ‘nãos'”, que barrará medidas do governo que violem a Lei de Responsabilidade Fiscal. Suas falas aliviaram a pressão sobre o mercado.
Vendas no varejo
Esta quarta foi de agenda econômica esvaziada no Brasil, com os investidores digerindo apenas os dados das vendas varejistas.
As vendas no varejo interromperam três meses de ganhos, apresentando em novembro recuo de 0,6% ante o mês anterior com a pressão da inflação sobre os preços dos combustíveis e uma edição de Black Friday mais fraca em 2022.
A Ágora Investimentos também destaca a carta aberta do Banco Central, com as causas que levaram o estouro da meta de inflação.
Com informações da Reuters.