Mercados

Ibovespa sobe aos 128 mil pontos à espera de pacote fiscal e exterior; dólar avança a R$ 5,76

19 nov 2024, 18:14 - atualizado em 19 nov 2024, 18:38
Ibovespa, BDRs, BTG Pactual
O Ibovespa superou os 127 mil pontos depois de seis sessões consecutivas com apoio de Vale (VALE3) e bancos; Embraer (EMBR3) cai com rebaixamento de recomendação das ações pelo UBS BB (Imagem: Leung Cho Pan/Canva)

Depois de seis pregões consecutivos ‘engasgado’, o Ibovespa (IBOV) superou os 127 mil pontos mesmo com a liquidez limitada — por ser véspera de feriado nacional.

Nesta terça-feira (19), o principal índice da bolsa brasileira teve alta de 0,34%, aos 128.197,25 pontos. 

Já o dólar à vista (USBRL) terminou a sessão a R$ 5,7672 (+0,34%). 

No cenário doméstico, o mercado seguiu na expectativa do anúncio do pacote fiscal. Com o enceramento do G20 nesta terça-feira (19), os investidores esperam a divulgação das medidas até a próxima sexta-feira (22).

Em evento, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a defender um choque fiscal positivo para assegurar a redução dos prêmios de risco dos ativos brasileiros. “A grande expectativa hoje é como vai ser o ajuste que vai ser anunciado em breve… a gente precisa de um anúncio que gere esse impacto positivo”, disse.

A B3 não terá negociações amanhã (20) devido o feriado nacional do “Dia da Consciência Negra”. As operações serão retomadas normalmente na quinta-feira (21).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Altas e quedas na bolsa

Entre os papéis negociados na bolsa, as ações da Oi (OIBR3) devolveram parte dos ganhos da véspera e caíram mais de 11% durante o pregão. Na véspera, os papéis da companhia saltaram quase 120% após a aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para mudança no regime de serviço prestado pela companhia na telefonia fixa, de concessão para autorização.

A Americanas (AMER3) também estendeu os ganhos e completou três sessões de altas consecutivas.

Dentro da carteira teórica do Ibovespa, a ponta negativa foi liderada por Embraer (EMBR3). Após o Investidor Day, o UBS BB cortou sua recomendação para as ações e ADRs (American Depositary Receipt) da fabricante de aeronaves de neutra para venda. Para os analistas do banco, o “mercado está otimista demais” com a empresa.

Já na ponta positiva do índice, Natura (NTCO3) subiu mais de 4% após a vitória da companhia em leilão de ativos da Avon Products Inc, que acabou cancelado. Na avaliação do Bradesco BBI, a notícia é positiva para a Natura&Co, que permanece com os ativos operacionais da Avon — em recuperação judicial (Chapter 11) nos Estados Unidos.

Vamos (VAMO3) e BRF (BRFS3) também operaram entre as maiores altas com o alívio na curva de juros.

Entre os pesos-pesados do índice, as ações da Vale (VALE3) terminou o dia em tom positivo, com o forte avanço do minério de ferro. Petrobras (PETR4;PETR3) caiu mais de 1% com a fraqueza do petróleo e realização de ganhos da véspera.

Exterior 

Nos Estados Unidos, os agentes financeiros acompanharam a escalada de tensões entre a Ucrânia e a Rússia.

Mais cedo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, alterou as condições para um ataque nuclear, apenas alguns dias depois que o governo do presidente Joe Biden supostamente permitiu que a Ucrânia dispare mísseis norte-americanos de forma profunda no território russo.

As ações de tecnologia foram destaques mais uma vez. Na expectativa pelo balanço do terceiro trimestre, as ações de Nvidia saltaram mais de 4%. A companhia reporta os resultados na quarta-feira (20).

Confira o fechamento dos índices de Nova York:

  • S&P 500: +0,40%, aos 5.916,98 pontos; 
  • Dow Jones: -0,28%, aos 43.268,94 pontos;
  • Nasdaq: +1,04%, aos 18.987,47 pontos.