Mercados

Entornou o caldo: 2 pontos ajudam o Ibovespa a cair forte nesta quinta; entenda

08 fev 2024, 13:42 - atualizado em 08 fev 2024, 14:09
Ibovespa abre hoje 08-02-2024
Fernando Bresciani, analista de investimentos do AndBank, lembra ainda que o feriado na China, que deverá parar por uma semana, pode diminuir a volatilidade (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa caia forte nesta quinta-feira (08) em meio a dados do IPCA, principal termômetro da inflação. Por volta das 13h28, o índice exibia queda de 1,25%, a 128.384 pontos.



Segundo o analista Rafael Passos, da Ajax Asset, dois pontos ajudam a derrubar a Bolsa nesta sessão: o primeiro é a abertura dos títulos públicos americanos.

No mesmo horário, o S&P 500 caia 0,067%, assim como outras bolsas de países emergentes, lembra.

Um relatório do Departamento do Trabalho mostrou que o número de norte-americanos que solicitaram auxílio-desemprego caíram para 218.000 na semana encerrada em 3 de fevereiro, em comparação com a previsão dos economistas de 220.000.

“Ainda temos um mercado de trabalho bastante apertado neste momento, quando combinamos isso com os relatórios de emprego mais recentes”, disse Jason Pride, chefe de estratégia de investimentos da Glenmede.

Fernando Bresciani, analista de investimentos do AndBank, diz ainda que o feriado na China, que deverá parar por uma semana, pode diminuir a liquidez por aqui.

Ibovespa: Brasil não ajuda…

Aqui no Brasil, os dados do IPCA mostraram que a inflação do país iniciou 2024 registrando 0,14 ponto percentual abaixo da taxa de dezembro (0,56%), o que, ainda assim, veio acima das expectativas dos analistas.

O índice subiu 0,42% em janeiro e 4,51% no ano.

“Tivemos dados do IPCA, eles vieram pouco negativo qualitativamente. Principalmente serviços subjacentes, que tem sido a preocupação recente. Não que seja algum colapso. Acho que o mercado vai ficar de olho. E quem estava prevendo uma taxa de juros abaixo de 9%, é um balde de água fria”, discorre Passos.

E a alta dos juros ajuda a empurrar empresas sensíveis aos juros. MRV (MRVE3) caia mais de 8%, enquanto a Casas Bahia (BHIA3) tinha recuo de 8,60%.

Com Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar