Mercados

Ibovespa no vermelho: O dado que tirou a paz dos investidores nesta quinta

04 jan 2024, 14:55 - atualizado em 04 jan 2024, 15:20
ibovespa
Agora, o mercado espera que amanhã o payroll surpreenda (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa cai firme nesta quinta-feira (4) em meio a dados nada animadores vindos dos Estados Unidos. Por volta das 14h54, o índice exibia queda de 1,14%, a 131.325,56 pontos.

As bolsas americanas, que subiam, também perderam a força e, agora, operam estáveis.

O relatório de emprego da empresa privada ADP mostrou que foram abertas 164.000 vagas no setor privado norte-americano no mês passado, maior leitura mensal desde agosto e bem acima das previsões de economistas consultados de criação de 115.000 vagas em dezembro.

“A leitura da ADP mostrou que o mercado de trabalho americano, em especial o setor privado, segue resiliente, tendo criado mais postos que o esperado”, afirmou o estrategista-chefe da Avenue, William Casro Alves.

Com isso, o mercado espera que amanhã o payroll surpreenda. A expectativa fica ainda mais forte diante da ata do Fomc da última quarta-feira (3), que foi mais dura para aliviar o tom otimista da entrevista de Powell em dezembro.

“Isso coloca um ponto de interrogação sobre se os dados oficiais de emprego de amanhã serão ou não superiores ao que os mercados esperam”, disse Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da Spartan Capital Securities.

Operadores nos Estados Unidos veem chances de 66,4% de pelo menos 25 pontos-base em cortes de juros em março e uma probabilidade de quase 92% para maio, de acordo com a ferramenta FedWatch, do CME Group.

Com Reuters