Mercados

Ibovespa: Euforia com a bolsa brasileira acabou? Índice opera em baixa

06 abr 2022, 10:10 - atualizado em 06 abr 2022, 11:34
Ibovespa, Mercados, Ações
Índices futuros nos Estados Unidos operam no negativo com investidores aguardando pela divulgação da ata do Fed. (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa abriu esta quarta-feira (6) em baixa, após fechar o dia anterior com recuo de quase 2%. Por volta das 11h, o principal índice da bolsa caía 0,7%, aos 118 mil pontos, depois de registrar queda de 1%.

A Genial Investimentos disse em relatório de abertura de mercado que o movimento não se trata de um “fim de euforia”, mas provavelmente “apenas uma pausa”.

“Por um lado, os preços dos ativos seguiram o desempenho do mercado financeiro internacional ontem, valorização do dólar, queda dos preços das ações e aumento das taxas de juros”, destaca.

A corretora lembra que o movimento do Ibovespa refletiu o avanço da guerra no leste europeu, possíveis sanções à Rússia e os discursos cada vez mais duros dos diretores do banco central americano (Fed) em relação ao futuro da política monetária americana.

A Genial também pondera que os investidores fizeram um “pausa para pensar”, diante dos elevados níveis de preços das commodities em dólares, o diferencial de juros entre Brasil e seus pares emergentes e o cenário político “um pouco mais tranquilo e os preços ainda relativamente baixos dos ativos brasileiros”.

“A tendência ao aumento de preços dos ativos financeiros brasileiros continua a ser o cenário dominante”, afirma a corretora sobre o Ibovespa

Para além do Ibovespa

Conforme destaca a Terra Investimentos, o índices futuros nos Estados Unidos operam no negativo com investidores aguardando pela divulgação da ata do Fed, trazendo mais detalhes sobre o plano do Fomc sobre reduzir o balanço do Banco Central e sobre o aumento da taxa de juros.

Na Europa, bolsas operam em queda com mercado atento para as novas sanções internacionais sobre a Rússia depois de novas denúncias sobre assassinatos de civis em cidades ucranianas que foram recapturadas pelas forças russas.

Ontem a Comissão Europeia propôs proibir carvão russo como parte da nova rodada de sanções.

Na Ásia, bolsas fecharam em baixa, impulsionadas pelas ações de tecnologia, seguindo as perdas observadas nos índices dos Estados Unidos ontem após o aumento do rendimento do Tesouro de 10 anos.

O PMI Caixin da China caiu para 42,0 em março, bem abaixo dos 50,2 pontos de fevereiro, devido, principalmente ao maior surto de Covid já enfrentado pela China.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar