Mercados

Ibovespa: A festa acabou para a bolsa brasileira? Índice cai hoje; veja tendência

22 abr 2022, 10:11 - atualizado em 22 abr 2022, 17:38
Ibovespa
Investidores digerem os últimos comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa segue em queda nesta sexta-feira (22): por volta das 10h10, o principal índice da bolsa recuava 0,26% na abertura, aos 114,0 mil pontos. No entanto, analistas gráficos defendem que a tendência de alta ainda não está descartada.

O Itaú BBA coloca o suporte para o Ibovespa em 112,5 mil pontos – patamar que “ainda sustenta um cenário otimista no médio prazo”. A Ágora Investimentos cita a linha dos 112,6 mil pontos, a “última defesa para a estrutura que permanece positiva no curto prazo”.

“Em caso de reação, retornando acima dos 115,9 mil pontos, o índice teria amplo espaço até encontrar pressão vendedora na região dos 118,2 mil pontos e, mais acima, voltaria a mirar no seu topo formado aos 121,5 pontos”, diz trecho do relatório da corretora assinado por Maurício Camargo e equipe.

Para o Itaú BBA, do lado da alta o Ibovespa encontrará resistência em 115,4 mil pontos. “A superação do nível de 117,4 mil pontos sinalizará que o mercado retomou o movimento de aceleração em busca dos 119,3 mil pontos, antes de buscar a região dos 121,6 mil pontos”.

Se o Ibovespa conseguir superar este patamar, ganhará força para avançar e terá como próximo objetivo os 131,2 mil pontos, dizem os analistas Fábio Perina e Lucas Piza. Para eles, o momento é de acompanhar o mercado até que se defina uma nova tendência de curto prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ibovespa hoje

Após o feriado na quinta (21), o Ibovespa segue a tendência dos mercados globais. As bolsas internacionais amanheceram negativas (EUA -0,4% e Europa -1,3%) à medida que investidores digerem os últimos comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e seguem avaliando a temporada de resultados.

Na quinta, Powell afirmou que uma alta de juros mais acelerada seria apropriada para combater a inflação. Ele indicou que uma alta de 0,5% estará em discussão já na próxima reunião de política monetária americana.

Na China, o índice de Hang Seng (-0,2%) encerrou em leve baixa após sinalização do Banco Central da China pontuando que será cauteloso nos próximos estímulos a economia.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.