Ibovespa

Ibovespa (IBOV) cai no 1º pregão do mês, após PMI e de olho no Copom; confira

01 ago 2023, 10:14 - atualizado em 01 ago 2023, 10:14
Mercados Ibovespa
Por volta de 10h08, o Ibovespa caía 0,78%, a 120,9 mil pontos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta terça-feira (1), depois de fechar a última sessão em alta de 1,46%, negociado a 121,9 mil pontos. Por volta de 10h08, o principal índice da Bolsa recuava 0,78%, a 120,9 mil pontos.

O movimento acontece em paralelo à primeira reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Esta fase é reservada às apresentações técnicas de conjuntura; já a segunda — que acontece amanhã — é para decisões das diretrizes de política monetária.

Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a produção industrial brasileira avançou pelo segundo mês seguido, subindo 0,1% em junho na comparação com o mês anterior. Na base anual, o aumento foi de 3%. Os resultados positivos dos dois meses não revertem a queda de 0,6% vista em abril.

Hoje, o presidente Lula se encontra com o presidente da Petrobras (PETR3PETR4), Jean Paul Prates. A petroleira aprovou na última sexta (28) uma nova política de dividendos, que reduz o valor distribuído aos acionistas.

Ibovespa segue Nova York

No lado internacional, as atenções se voltam para a divulgação do índices de gerentes de compras (PMI) dos Estados Unidos, que sai hoje entre 10h e 11h.

Analistas da Ágora Investimentos avaliam que o mês o começa com uma maior cautela entre os investidores.

Dow Jones, S&P e Nasdaq caem 0,29%, 0,42% e 0,54%, respectivamente, “refletindo a leitura de uma série de PMIs industriais fracos e que elevaram as preocupações relacionadas à desaceleração da economia global”.

No Japão, o PMI industrial caiu para 49,6 pontos em julho, ficando abaixo das projeções de 49,7. Na China, o indicador caiu a 49,2 pontos, deixando de lado as apostas de 50,3.

É válido destacar que os índices abaixo da linha de 50 pontos indicam que a produção manufatureira está em contração.

Na Europa, o PMI industrial do Reino Unido caiu de 46,5 pontos em junho para 45,3 em julho, sendo o menor nível em sete meses. Já na Zona do Euro, o resultado foi de queda de 43,4 em junho para 42,7 em julho, marcando o menor patamar em 38 meses.

*Com Juliana Américo e Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar