Ibovespa (IBOV) cai nesta quarta (18), após dados do varejo e em linha com o exterior
O Ibovespa (IBOV) cai nesta quarta-feira (18), depois de encerrar a última sessão em desvalorização de 0,54%. Por volta de 10h08, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 0,70%, negociado aos 115,1 mil pontos.
Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o volume de vendas do varejo caiu 0,2% frente a julho, na série com ajuste sazonal. Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista apresentou alta de 2,3% frente a junho de 2022.
O Ibovespa também acompanha praças acionárias no exterior, em meio a preocupações com o risco de uma ampliação da guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas.
- Aumento da tensão na guerra preocupa mercados: Veja os melhores ativos para proteger sua carteira dos impactos geopolíticos no Giro do Mercado, é só clicar aqui:
Analistas da Ágora Investimentos avaliam que para hoje alguns fatores específicos podem contribuir com avanços pontuais dos ativos, mas possivelmente insuficiente para reverter a situação do Ibovespa.
O time destacou os dados de produção e venda da Vale (VALE3), o projeto de lei que autoriza a desestatização da Sabesp (SBSP3) e a nova alta do petróleo.
Ibovespa segue Nova York
Em Nova York, os futuros de S&P, Dow Jones e Nasdaq cediam 0,28%, 0,52% e 0,73%, respectivamente.
Nos Estados Unidos, o mercado fica em compasso de espera, aguardando o Livro Bege, às 15h, que traz o cenário econômico dos doze distritos que formam o Federal Reserve.