Mercados

Ibovespa atinge ‘última defesa’ e pode entrar em tendência de baixa; veja abertura desta segunda

18 abr 2022, 10:14 - atualizado em 18 abr 2022, 10:14
B3, Ibovespa, Mercados, Ações
No front interno, diz o BB, a pressão por reajustes dos servidores públicos e suas implicações na esfera fiscal seguem no centro do debate. (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

O Ibovespa (IBOV) caía 0,12% na abertura das negociações desta segunda-feira (18), aos 116,0 mil pontos, seguindo a tendência negativa do exterior.

Na semana passada, após forte movimento de retração, o principal índice da bolsa atingiu a região de suporte aos 115,9 mil pontos, definido pela Ágora Investimentos como “última defesa para a formação de alta no curto prazo”.

Para os analistas gráficos da corretora, caso o Ibovespa perca este patamar nos próximos dias, a sinalização seria de que a “Onda 5” já pode ter sido concluída aos 121,5 mil pontos.

Neste caso, diz, o índice estaria pronto para entrar em tendência de baixa, com próximos objetivos apontando para 113,6 mil pontos e 109,4 mil pontos, segundo análise gráfica assinada por Maurício A. Camargo e equipe.

Ibovespa hoje: O que dizem os fundamentalistas

Na volta do feriado prolongado, os ativos locais devem seguir sensíveis ao exterior, com os investidores monitorando o conflito na Ucrânia, a temporada de balanços nos EUA, os sinais dos BCs globais e indicadores mistos na China, segundo o BB Investimentos.

No front interno, diz, a pressão por reajustes dos servidores públicos e suas implicações na esfera fiscal seguem no centro do debate.

“Com a aparente redução de fluxo externo e complexidade da cena externa, esperamos uma sessão com viés de cautela, com o Ibovespa devendo operar sem fôlego na esteira dos futuros americanos”, afirma.

Para o BB, o dólar deve subir, mas o movimento pode ser atenuado pelas apostas de política monetária mais dura, o que incrementa o diferencial de juros atrativos e favorece o carry trade.

Agenda econômica

Dados importantes a serem divulgados nesta semana, de acordo com a Ágora:

  • Brasil: O Banco Central não informou se hoje haverá a divulgação do Boletim Focus e nem do IBC-Br, notas do setor externo e crédito ao longo da semana.
  • EUA: O Livro Bege é o destaque na agenda americana e será conhecido na quarta-feira. Na sexta-feira será a vez do PMI. Na safra de balanços, hoje saem os números do Bank Of America. Na quarta-feira será a vez da Jonhson & Jonhson, Tesla, IBM e Netflix. Na quinta-feira saem os números da American Airlines, entre outros.
  • Europa: Na quinta-feira sai o índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro e, na sexta-feira, saem os PMIs da zona do euro e Alemanha.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil! 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar