Mercados

Ibovespa (IBOV) sobe na abertura, com mercado digerindo Fomc e Copom

17 mar 2022, 10:09 - atualizado em 17 mar 2022, 10:09
Ibovespa
Ibovespa tem dia positivo após decisão do Fed e no aguardo pelo Copom (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O Ibovespa (IBOV) subia 0,16% na abertura desta quinta-feira (17), aos 111,2 mil pontos, no primeiro pregão após o comitê de política monetária do banco central americano (Fomc) aumentar a taxa de juros em 0,25 ponto percentual. No Brasil, a autoridade monetária aumentou a Selic em 1 ponto.

Há pouco, o Banco Central do Brasil revelou que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve contração de 0,99% em janeiro na comparação com dezembro de 2021.

O resultado foi bem pior do que a expectativa em pesquisa da Reuters de recuo de 0,25% na mediana das projeções.

Para o BB Investimentos, o Ibovespa deve continuar sensível ao exterior, com os investidores monitorando o andamento da guerra na Ucrânia e avaliando os impactos do conflito na escalada da inflação global, sem perder de vista os sinais recentes emitidos pelo Fed.

Por volta das 9h50, os futuros do S&P recuavam 0,37% e o índice europeu Stoxx 600 caía 0,17%. Na China, o índice de Hang Seng encerrou o pregão em alta de 7,0%, reverberando a postura de maior suporte aos ativos financeiros adotada pelo governo.

O petróleo tipo Brent recupera-se pela manhã, com avanço de 5%, acima de US$ 100 por barril, após relatório da Agência Internacional de Energia afirmar que o choque de oferta catalisado pelas sanções a Rússia deverá afetar a economia global e impulsionar ainda mais os preços de energia.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.