Ibovespa (IBOV) sobe às vésperas do Copom e com Petrobras (PETR4) no radar
O Ibovespa (IBOV) opera em alta nesta segunda-feira (31), depois de fechar a última sessão em ganhos de 0,16%, negociado a 120,1 mil pontos. Por volta de 10h12, o principal índice da Bolsa subia 0,78%, a 121,1 mil pontos.
O movimento acontece às vésperas do Copom (Comitê de Política Monetária), que se reúne na terça (1) e quarta-feira (2) para avaliar um eventual início ao ciclo de cortes da Selic.
Segundo os dados do Relatório Focus desta semana, as projeções para a inflação passaram de 4,90% para 4,84%. As metas para 2023, 2024 e 2025 são de 3,25%, 3% e 3%, nesta ordem, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Além disso, a semana também aguarda a divulgação de dados do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) para Indústria, Serviços, Construção e Composto para os Estados Unidos e Brasil, além dos países da Europa e Ásia.
Entre o radar corporativo estão as ações da Petrobras (PETR4) que aprovou na última sexta (28) uma nova política de dividendos, que reduz o valor distribuído aos acionistas. A petroleira também anunciou uma modalidade de recompra de ações.
- Balanço da Vale (VALE3) anuncia dividendos de R$ 8 bilhões: É hora de investir na empresa? Veja qual é a recomendação para as ações da mineradora no Giro do Mercado clicando aqui. Aproveite e inscreva-se no nosso canal e fique ligado no Giro do Mercado, de segunda a sexta, às 12h.
Nova York sobe
Analistas do BB Investimentos avaliam que hoje os ativos locais devem seguir de olho no contexto global. No lado internacional, o mercado aguarda pela divulgação de dados de emprego nos Estados Unidos, que saí na sexta-feira (4).
De acordo com o BB, no intuito de calibrar os próximos passos do Federal Reserve, mas sem perder de vista dados da Zona do Euro e da China.
No mesmo horário, os principais índices futuros subiam. Dow Jones, S&P e Nasdaq avançavam 0,12%, 0,21% e 0,20%, respectivamente.
*Com Juliana Américo