Ibovespa hesita em dia de vencimento de opções sobre ações; semana inclui Copom e Fed
A bolsa paulista hesitava nesta segunda-feira, marcada por vencimento de opções sobre ações e sem viés claro no exterior, antes de eventos relevantes na semana, incluindo reuniões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos.
Às 11:38, o Ibovespa subia 0,02%, a 114.180.43 pontos. O volume financeiro somava 7 bilhões de reais, influenciado pelo exercício de opções, que se encerra às 13h.
Em Brasília, o Congresso Nacional promulgou a PEC Emergencial, que traz gatilhos para contenção de despesas em caso de crise fiscal e abre caminho para a concessão de auxílio financeiro a vulneráveis atingidos pela pandemia.
Na visão da XP Investimentos, “virada essa página”, as atenções devem se concentrar na velocidade e ambiente para avanço do restante da agenda de medidas emergenciais, além da agenda setorial, bem como as reformas mais amplas.
Também no radar doméstico está a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central na quarta-feira, em meio a expectativa de elevação da taxa básica de juros pela primeira vez desde julho de 2015.
Economistas da Genial Investimentos preveem alta para 2,5% ao ano, de 2% atualmente, citando deterioração do balanço de riscos, incluindo elevação das expectativas de inflação. Para o final do ano, veem a Selic a 4%.
Mais cedo, o BC também mostrou que o seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 1,04% em janeiro na comparação com o mês anterior, bem acima das expectativas.
Wall Street mostrava variações contidas após a melhor semana em seis, com os investidores se preparando para a reunião do Federal Reserve esta semana em meio à cautela sobre o aumento dos custos de empréstimos diante de forte estímulo fiscal.
A partir desta segunda-feira, em razão do começo do horário de verão nos Estados Unidos, o mercado à vista de ações brasileiro terá o fechamento adiantado em 1h, para 17h.
Destaques
Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) avançavam 4,2% e 3,6%, respectivamente, tendo de pano de fundo que a economia do Brasil iniciou 2021 com ganhos bem acima do esperado em janeiro, segundo o IBC-Br, embora há desafios à frente por causa da pandemia.
B2W (BTOW3) subia 3,5%, em sessão de recuperação, após figurar entre os piores desempenhos do Ibovespa nas duas primeiras semanas do mês. No setor, Magazine Luiza (MLGU3)valorizava-se 0,5% e Via Varejo (VVAR3) ganhava 2,5%.
Copel (CPLE3) valorizava-se 2,4%, ainda tendo no radar reforma do estatuto social, que abre espaço para redução da participação do governo paranaense na elétrica, bem como prevê desdobramento de ações e programa de units.
–Petrobras (PETR3) oscila ao redor da estabilidade, em sessão com declínio dos preços do petróleo no exterior. Petrobras (PETR4) subia 0,1%.
Bradesco (BBDC4) subia 0,2%, com bancos sem um sinal único no Ibovespa, com Itaú Unibanco (ITUB4) quase estável, mas Banco do Brasil (BBAS3) e Santader (SANB11) cedendo 0,8% cada.
Vale (VALE3) recuava 1,3%, com os futuros do minério de ferro na China chegando a cair mais de 6% nesta segunda-feira, após Tangshan se comprometer com cortes de emissões de 50% durante o período de maior poluição.