BusinessTimes

Ibovespa futuro salta 1,64% após ata do Fed

16 fev 2022, 18:04 - atualizado em 17 fev 2022, 14:05
Ibovespa
Investidores mostraram um pouco do otimismo na sessão de hoje, refletindo o alívio das tensões no Leste Europeu (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa futuro fechou em alta expressiva de 1,6%, a 116 mil pontos.

A disparada ocorre após a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve vir com um tom menos duro do que o esperado por parte do mercado.

“A maioria dos analistas de Wall Street está esperando uma elevação de 0,5% nas taxas de juros na próxima reunião do FED em março. E também estão apostando que vão existir 5 (cinco) altas ao longo de 2022”, diz Rob Correa, analista de investimentos.

Os futuros dos juros nos EUA passaram a precificar uma chance menor que 50% para a elevação em 0,5 ponto após a ata.

Na visão de Correa, o dia foi de incertezas nas bolsas globais, principalmente após a OTAN rebater o anúncio da retirada dos militares russos das fronteiras ucranianas.

Nasdaq (US100), que cedia mais de 1% antes da divulgação do documento, subiu 0,5% e o S&P 500 (SPX) fechou em alta de 0,2%.

Aqui no Brasil, Petrobras (PETR4) subiu forte e dava suporte ao índice, com impulso dos preços do petróleo, enquanto a WEG (WEGE3) cedia após divulgar balanço trimestral.