Ibovespa (IBOV) vai engatar alta nesta semana? Índice futuro e dólar amanhecem em queda
O Ibovespa futuro abriu o pregão desta segunda-feira (24) em queda de 0,29%, aos 121.140 pontos, enquanto o dólar recuava 0,14%, cotado a R$ 4,7729, por volta de 9h.
Após um período de marasmo, o Ibovespa (IBOV) encerrou a última semana com valorização acumulada de 2,13%.
A agenda de indicadores desta segunda está marcada pelos PMIs Industrial e Serviços na Europa e Estados Unidos.
Já no Brasil, o Banco Central anunciou que o Relatório Focus será publicado amanhã devido ao jogo de estreia da Seleção Brasileira de futebol na Copa do Mundo Feminina 2023. Amanhã também sai a prévia da inflação, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15).
A temporada de balanços também começa a ganhar força nessa semana, com destaque a Assaí, Santander, Multiplan, Vale e Usiminas reportando os resultados do 2º trimestre.
- Bolsa brasileira empacou em julho: O que falta para o Ibovespa alçar voo além dos 120 mil pontos? Saiba o que esperar do índice e onde investir com o cenário com o analista Matheus Spiess clicando aqui. Aproveite e inscreva-se no nosso canal e fique ligado no Giro do Mercado, de segunda a sexta, às 12h.
Analistas da XP Investimentos pontuam que a agenda desta semana traz eventos e indicadores importantes no cenário internacional, com destaque para a política monetária, com as decisões de juros nos Estados Unidos na quarta-feira (26) e na zona do euro, na quinta-feira (27).
“É amplamente esperado que o Federal Reserve (Fed) e o Banco Central Europeu (BCE) elevem suas taxas de juros de referência em 0,25pp, e será importante acompanhar a sinalização para as próximas decisões”, explicam.
Em Nova York, às 9h, os futuros de S&P 500, Dow Jones e Nasdaq avançavam 0,16%, 0,06% e 0,26%, respectivamente.