Ibovespa salta mais de 3% em dia de feriado em NY; Cogna, Yduqs e bancos lideram
A bolsa de valores de São Paulo tinha forte alta nos primeiros negócios desta segunda-feira, em sessão que tende a registrar menor liquidez em razão da ausência de negócios em Wall Street por causa do feriado do Memorial Day.
A percepção de que o vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril, divulgado no âmbito de investigação sobre suposta interferência do presidente na Polícia Federal, não trouxe nada de novo corroborava o viés tranquilo no começo da semana, embora a cena política persista no radar.
Às 11:47 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 3,72%, a 85.321,21 pontos.
No exterior, a Guide Investimentos ressaltou que investidores avaliam mais evidências de que o número de casos do Covid-19 está passando por uma estabilização nas economias desenvolvidas, bem como reabertura gradual dos negócios em diversos países.
O aumento nas tensões entre China e Estados Unidos, porém, se consolida como uma das principais ameaças à recuperação dos mercados, avaliou a equipe da corretora em nota a clientes mais cedo nesta segunda-feira.
Destaques
– Banco do Brasil (BBAS3) disparava 8%, melhor desempenho entre os bancos do Ibovespa, em meio a especulações relacionadas às discussões sobre a sua privatização na reunião ministerial do dia 22 de abril. No setor, Itaú Unibanco (ITUB4) subia 3,3% e Bradesco (BBDC4) avançava 4%.
– Petrobras (PETR4) valorizava-se 4,45%, embalada pelo clima positivo na bolsa paulista, sem pressão negativa dos preços do petróleo no mercado externo. Petrobras (PETR3) tinha alta de 4,6%. O presidente da estatal, Roberto Castello Branco, participa de Live no canal da Genial Investimentos nesta segunda-feira.
– Vale (VALE3) subia 1,2%. Uma associação do setor de aço da China e grandes siderúrgicas locais pediram um aumento na produção doméstica de minério de ferro, assim como maior investimento em exploração no exterior para assegurar suprimentos.
– Cogna (COGN3) e Yduqs (YDUQ3) avançavam 8,4% e 8,7%, respectivamente, após fortes quedas na última sexta-feira na esteira do resultado trimestral da Cogna.