Mercados Futuros

Ibovespa futuro cai nesta Super Quarta; dólar opera em estabilidade

22 mar 2023, 9:17 - atualizado em 22 mar 2023, 9:17
Ibovespa
O Ibovespa futuro recua e dólar tem volatilidade  na abertura do mercado nesta quarta-feira (22) (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa futuro opera em queda de 0,17% nesta quarta-feira (22), a segunda Super Quarta do ano, aos 101.712 pontos. No mesmo horário, os índices acionários de Nova York operavam sem direção definida.

Investidores olham para fora, já que, no Brasil, a demora na divulgação da nova regra fiscal que irá substituir o teto de gastos não dá motivos para o BC sinalizar queda na taxa Selic.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Enquanto isso, o dólar operava em estabilidade, com leve alta de 0,04% neste pregão, cotado a R$ 5,24. Na véspera, a divisa era negociada a R$ 5,24.

Nos Estados Unidos, o Fed tem uma tarefa difícil hoje e precisará convencer os investidores de que leva a sério tanto o problema da inflação quanto da crise bancária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercados hoje

O Ibovespa (IBOV) deve ter um pregão refém da Super Quarta de decisão do Federal Reserve e do Comitê de Política Monetária (Copom). De um lado, o Fed tem uma tarefa difícil hoje e precisará convencer os investidores de que leva a sério tanto o problema da inflação quanto da crise bancária nos Estados Unidos.

No entanto, a solução para cada uma dessas questões é diametralmente opostas. Para conter a alta dos preços, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) deveria manter o ritmo de aumento da taxa de juros ou até mesmo apertar a dose, como se imaginava há algumas semanas.

Só que no meio do caminho veio a quebra do Silicon Valley Bank (SVB) e o casamento forçado entre o Credit Suisse e o rival UBS. O risco de contágio no sistema financeiro ficou evidente, demandando uma interrupção imediata do mais agressivo ciclo de aperto monetário em décadas.

*Com Olívia Bulla

Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA 2023: COMO DECLARAR BENS PATRIMONIAIS?