Ibovespa futuro busca fôlego nesta sexta (3), em linha com NY; dólar recua
O Ibovespa futuro abriu com avanço de 0,25% nesta sexta-feira (3), aos 104.768 pontos. No mesmo horário, os futuros de Nova York operavam em alta.
Os investidores seguem monitorando a Petrobras (PETR4) e os ruídos políticos entorno da sua política de preços e de dividendos, além da disputa política entre o governo e o Banco Central.
Também neste pregão, o dólar operava em queda de 0,18%, cotado a R$ 5,19. Na véspera, a divisa era negociada a R$ 5,20.
Os mercados globais operam de olho nos bancos centrais pelo mundo todo, ainda com dúvidas sobre a capacidade das autarquias de conter a inflação global.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Mercados hoje
O Ibovespa (IBOV) deve ter dificuldades para ‘sextar’ hoje. A bolsa brasileira segue sem saber o que é fechar no azul nesta semana, após cair ontem pela quinta sessão seguida. Os ruídos políticos provocaram uma forte pressão negativa nos ativos locais, em especial na Petrobras (PETR4).
O temor é de que a “retomada do controle” na estatal petrolífera a partir de abril provoque mudanças nas políticas de preços dos combustíveis e também de dividendos, com metade da distribuição para os acionistas e metade para investimentos. A isso somou-se às declarações do presidente Lula e de sua equipe econômica que tiveram como alvo o Banco Central.
As cobranças para baixar a taxa básica de juros (Selic) já têm o apoio até de Simone Tebet. A ministra do Planejamento pediu um “gesto positivo” do BC. Essa pressão sobre Roberto Campos Neto cresceu após os números negativos do Produto Interno Bruto (PIB) na reta final de 2022.
Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: COMO DEDUZIR GASTOS COM HOME OFFICE!