Mercados Futuros

Ibovespa futuro avança nesta terça pré-Copom, em linha com NY; dólar recua

21 mar 2023, 9:10 - atualizado em 21 mar 2023, 9:10
B3-Ibovespa-Mercados-Ações
O Ibovespa futuro avança e dólar recua na abertura do mercado nesta terça-feira (21) (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa futuro avança 0,75% por volta das 9h08 desta terça-feira (21), aos 102.432 pontos. No mesmo horário, os índices acionários futuros de Nova York operavam em alta.

Os investidores operam em compasso de espera pela pela “Super Quarta”, que acontece amanhã (22), com decisão do Federal Reserve e do Comitê de Política Monetária (Copom).

Por aqui, o novo arcabouço fiscal ainda não foi divulgado, dissipando as expectativas de que a regra fiscal, que irá substituir o teto de gastos, venha à tona antes do anúncio da decisão amanhã.

Já o dólar operava em queda de 0,27% no pregão, cotado a R$ 5,22. Na véspera, a divisa era negociada a R$ 5,24.

Lá fora, os investidores dão como certo o fim do ciclo de alta nos juros dos Estados Unidos.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Mercados hoje

O Ibovespa (IBOV) inicia o pregão desta terça-feira (21) em compasso de espera pela “Super Quarta” de decisão do Federal Reserve e do Comitê de Política Monetária (Copom). Os investidores dão como certo o fim do ciclo de alta nos juros dos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que aguardam sinais de cortes na Selic em breve.

Mas nada disso deve ter força para estabilizar o cenário dos mercados no curto prazo. Afinal, o colapso do Silicon Valley Bank (SVB), as questões persistentes sobre a viabilidade do First Republic Bank e o casamento forçado entre Credit Suisse e UBS colocam em xeque a credibilidade dos principais bancos centrais globais.

O dilema é complexo. Os BCs deveriam manter o aumento das taxas para combater a ainda elevada e persistente inflação? Ou deveriam interromper as altas e até iniciar um ciclo de cortes dos juros à luz dos riscos de contágio no sistema financeiro? Na semana passada, o Banco Central Europeu (BCE) escolheu a primeira opção.

*Com Olívia Bulla

Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA 2023: COMO DECLARAR BENS PATRIMONIAIS?

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar