Mercados Futuros

Ibovespa futuro avança nesta terça (14), em linha com NY; dólar recua

14 mar 2023, 9:13 - atualizado em 14 mar 2023, 9:13
Ibovespa-Ações-Mercados
Ibovespa futuro avança e dólar recua na abertura do mercado nesta terça-feira (14)  (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa futuro abriu com avanço de 0,13% nesta terça-feira (14), aos 104.266 pontos. No mesmo horário, os índices acionários de Nova York operavam em alta.

Os investidores aguardam os próximos passos do Comitê de Política Monetária (Copom), com expectativas sobre as chances de cortes na taxa Selic, após o episódio envolvendo o SVB.

Enquanto isso, o dólar operava em queda de 0,20%, negociado a R$ 5,23. Na véspera, a divisa era cotada a R$ 5,26.

Lá fora, o impacto sobre o crédito e o risco de recessão nos EUA devem interromper a luta contra a alta dos preços. Com isso, os dados da inflação dos EUA (CPI), que são divulgados hoje, ficam em segundo plano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Mercados hoje

O Ibovespa (IBOV) inicia o pregão desta terça sem grandes expectativas pela inflação ao consumidor nos Estados Unidos (CPI), que sai às 9h30. Até ontem, o dado era tido como decisivo para calibrar as apostas quanto ao aumento na taxa de juros pelo Federal Reserve na semana que vem.

Porém, com a quebra do SVB, os mercados estão convictos de que o Fed não irá acelerar o passo. Agora, a chance de alta de 0,25 ponto percentual é de 76%, com o restante (24%) indicando até a possibilidade de nenhum aperto neste mês.

Portanto, a reviravolta provocada pelo colapso no Vale do Silício não apenas anulou a chance de aceleração no ritmo de aumento, para 0,50 pp. Mais que isso, os investidores agora já dão como certa uma pausa no ciclo de aperto monetário pelo Fed em breve.

*Com Olívia Bulla