Ibovespa futuro avança em linha com NY após decisões de juros; dólar recua
O Ibovespa futuro tinha alta de 0,12% nesta quinta-feira (23) pós-Super Quarta, aos 100.944 pontos. No mesmo horário, os índices acionários de Nova York operavam em alta.
Os investidores digerem a bateria de decisões de bancos centrais da véspera, enquanto o Comitê de Política Monetária (Copom) defendeu que não há espaço para cortes na taxa Selic tão cedo e indicou que pode retomar o ciclo de alta no juro básico se a inflação não cair.
Enquanto isso, o dólar operava em queda de 0,20% no pregão, cotado a R$ 5,22. Na véspera, a divisa era negociada a R$ 5,23.
A cotação da moeda fica dividida entre a postura dura (“hawkish”) do Copom e o aumento suave (“dovish”) do Fed na taxa de juros ontem.
No exterior, o Federal Reserve deixou os investidores com pouca certeza e com muito com o que se preocupar após a quebra do Silicon Valley Bank (SVB).
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Mercados hoje
O Ibovespa (IBOV) amanhece nesta quinta-feira (23) “de ressaca” depois da “Super Quarta” de decisão dos bancos centrais dos Estados Unidos e do Brasil. De um lado, o Federal Reserve deixou os investidores com pouca certeza e com muito com o que se preocupar após a quebra do Silicon Valley Bank (SVB).
De outro, o Comitê de Política Monetária (Copom) deixou claro que sabe o que fazer. A postura dura do Banco Central brasileiro jogou um “balde de água fria” nos mercados. Isso porque o Copom não só defendeu que não há espaço para cortes na taxa Selic tão cedo como também indicou que pode retomar o ciclo de alta no juro básico se a inflação não cair.
Com isso, o Ibovespa pode perder a marca simbólica dos 100 mil pontos hoje. Afinal, o mercado doméstico se iludiu com eventual corte na Selic já em maio e acabou se deparando com um BC inabalável. Mais que isso, a queda de braço entre governo e BC ganha uma nova rodada.
*Com Olívia Bulla
Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA 2023: COMO DECLARAR BENS PATRIMONIAIS?