Mercados Futuros

Ibovespa futuro abre em queda de 1,3% refletindo temores no exterior

15 mar 2023, 9:12 - atualizado em 15 mar 2023, 9:12
Ibovespa
Ibovespa futuro recua e dólar avança na abertura do mercado nesta quarta-feira (15) (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

Ibovespa futuro abriu com recuo de 1,35% nesta quarta-feira (15), aos 102.612 pontos. No mesmo horário, os índices acionários de Nova York operavam em queda.

Os investidores da Bolsa brasileira seguem com o olhar para o exterior, aguardando o posicionamento do Federal Reserve este mês, além de acompanhar a preocupação com o setor bancário europeu e os dados econômicos da China.

Na Europa, os mercados aguardam a decisão do Banco Central Europeu (BCE), amanhã, e operam em queda, em meio aos riscos de contágio nos bancos, com o Credit Suisse reacendendo a angústia do setor.

Já o dólar operava em alta de 1,15% no pregão de hoje, negociado a R$ 5,31. Na véspera, a divisa era cotada a R$ 5,25.

Lá fora, as bolsas operam em compasso de espera pela reunião do Fomc na próxima semana, com expectativa de uma pausa no ciclo de aperto monetário nos EUA, após o colapso do SVB.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Mercados hoje

O Ibovespa (IBOV) inicia a quarta-feira (15) contando as horas para a chegada da “Super Quarta” deste mês, daqui a uma semana. Até lá, o pregão na bolsa brasileira deve ser arrastado, com o relógio de mal com os investidores.

O dia de desfecho da reunião de março do Federal Reserve e do Comitê de Política Monetária (Copom) é aguardado não por causa da decisão de juros em si, mas sim pelo que está por vir. De um lado, espera-se por uma pausa do Fed no ciclo de aperto, após o colapso do SVB.

Ainda assim, não se descarta um novo aumento residual de 0,25 ponto percentual (pp) nos juros dos Estados Unidos neste mês. De outro, é grande a expectativa pelo comunicado do Copom, que deve sinalizar o início de cortes na taxa Selic em breve. Detalhes adicionais podem estar na ata do encontro, na semana seguinte.

*Com Olívia Bulla

Saiba mais! DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: IMPOSTO DE RENDA 2023

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar