Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ibovespa futuro abre aos 107 mil pontos após votação da Previdência na Câmara

Investing.com Brasil - 11/07/2019 - 9:21
Índice futuro nesta quinta feira em alta com aprovação parcial da reforma da Previdência (Imagem: Pixabay)

Por Investing.com 

O índice futuro do Ibovespa começou a quinta-feira com forte valorização de 0,64%. A sessão deve ser marcada pela reação do mercado pela aprovação em primeiro turno do texto- base da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, faltando ainda que os destaques sejam apreciados antes da segunda votação. O cenário externo positivo também deve pesar positivamente.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, com placar folgado, o texto principal da reforma da Previdência em primeiro turno, garantindo uma conquista ao governo, mas quem saiu mesmo vitorioso foi o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que sob o discurso do protagonismo e da responsabilidade do Congresso e aliado ao chamado centrão, carregou a reforma nas costas e negociou sua aprovação.

Continua depois da publicidade

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Aprovada por 379 votos a 131 —placar bem superior aos três quintos exigidos para a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), o equivalente a 308 votos—, a reforma cumpre mais uma etapa na tramitação, mas ainda tem um percurso a percorrer.

A China e os Estados Unidos podem encontrar uma maneira de resolver sua disputa comercial se as preocupações uns dos outros forem levadas em consideração, disse o Ministério do Comércio chinês nesta quinta-feira.

O porta-voz do ministério, Gao Feng, também disse durante uma coletiva de imprensa semanal que a China espera que os EUA removam as sanções contra a Huawei Technologies [HWT.UL] o mais rápido possível e abra caminho para relações bilaterais saudáveis.

Os dois países estão no meio de uma disputa comercial que já dura um ano e os levou a impor tarifas sobre produtos um do outro. A China prometeu não ceder em questões de princípio nem sob pressão dos EUA.

Bolsas Internacionais

Em TÓQUIO, o índice Nikkei avança 0,51%, Em HONG KONG, o índice HANG SENG sobe 0,81%. Em XANGAI, o índice SSEC ganha 0,08%. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,04%.

A quinta-feira se mostra indefinida para os mercados de ações da Europa. Em Frankfurt, o DAX registra perdas 0,31%, enquanto que em Londres, o FTSE cede 0,11% aos 7.522 pontos. Já em Paris, o CAC soma 0,12% aos 5.574 pontos.

Commodities

A jornada desta quinta-feira foi mais uma vez marcada pela desvalorização dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian. O ativo com o maior volume de negócios, com data de vencimento em setembro do atual calendário, teve perdas de 1,20% a 866,50 iuanes por tonelada, o que representa uma variação diária de 10,50 iuanes.

Para os papéis futuros do vergalhão de aço, a sessão na bolsa de mercadorias da também chinesa cidade de Xangai teve rumos distintos, mas com os principais fechando com perdas. O contrato de maior liquidez, com entrega para outubro deste ano, a queda foi de 8 iuanes para um total de 4.017 iuanes por tonelada. O segundo mais negociado, de janeiro de 2020, perdeu 3 iuanes para 3.755 iuanes por tonelada.

A quinta-feira foi positiva para os contratos futuros do petróleo nas principais praças de negociação. Em Nova York, o barril do tipo WTI soma 0,43%, ou US$ 0,26, a US$ 60,69. Já em Londres, o Brent ganha 0,33%.

Mercado Corporativo

O governo deve arrecadar cerca de 18 bilhões de reais com o processo de capitalização da Eletrobras (ELET3), que irá desestatizar a companhia, ao diluir a participação estatal na empresa a uma posição minoritária, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em entrevista à GloboNews na noite de quarta-feira.

Os recursos serão obtidos por meio da emissão de novas ações da companhia, que poderá movimentar entre 30 bilhões de reais e 36 bilhões de reais no total, segundo o ministro, com parte dos valores sendo destinados a pagar um bônus de outorga à União em troca da renovação em condições mais favoráveis de concessões da companhia.

Na entrevista à GloboNews, Albuquerque afirmou que o modelo de capitalização da estatal deverá ser levado ao presidente Jair Bolsonaro para uma decisão final em até duas semanas.

A Justiça Federal do Distrito Federal concedeu parcialmente liminar nesta quarta-feira determinando que a Vale (VALE3) apresente ao juízo, em audiência, sua estrutura de compliance ambiental, indenizatória e reparadora para que possa adquirir a mineradora Ferrous, segundo documento com a decisão da juíza Diana Wanderlei, substituta da 5ª Vara Federal de Brasília.

A decisão ocorreu em resposta a uma ação popular com pedido liminar, que pedia a suspensão da aquisição da Ferrous Resouces pela Vale até que a gigante mineradora comprovasse reparações e indenizações referentes a rompimentos de barragens envolvendo a companhia.

A juíza disse que ao menos neste momento não há qualquer suspensão da operação, mas que o pedido será analisado caso a Vale não apresente seus argumentos ou os apresente de forma precária.

Os grupos lácteos Lactalis e o Grupo Lala SAB de CV chegaram a um acordo para acabar com litígios na América Latina, permitindo à Lactalis concluir a compra da brasileira Itambé, disse nesta quarta-feira o presidente da Lactalis para a América Latina, Patrick Sauvageot.

Em entrevista à Reuters, a Sauvageot disse que a Lactalis e a Lala encerraram o litígio no Brasil em relação à aquisição da Itambé e no México em relação ao uso de certas marcas.

A Lactalis concluiu nesta quarta-feira a compra da Itambé e agora processará 2,3 bilhões de litros de leite por ano. Ela espera que sua receita no país suba a 8 bilhões de reais.

A equipe econômica trabalha para reunir num site as medidas já adotadas pelo governo e as que estão por vir após a Câmara dos Deputados aprovar a reforma da Previdência, num esforço para dar publicidade ao que vem sendo feito em meio às críticas de que o governo estacionou nas regras da aposentadoria e pouco fez para impulsionar a combalida atividade econômica.

As medidas serão organizadas sobre três pilares: equilíbrio fiscal; produtividade e competividade; e melhoria do serviço para o cidadão.

Na segunda-feira à noite, integrantes do alto escalão da equipe econômica, incluindo o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, se encontraram informalmente e debateram o horizonte pós-Previdência diante da avaliação que a reforma deve ser aprovada na Câmara dos Deputados antes do recesso parlamentar.

A companhia aérea Gol (GOLL4) informou ter comprado nesta quarta-feira em leilão algumas licenças de pouso e decolagem (slots) detidas pela rival Avianca Brasil, que está em recuperação judicial.

Em comunicado ao mercado, a Gol afirmou ter pago 77,31 milhões de dólares por essas licenças, nos aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Guarulhos (SP), bem como certificados de operador aéreo.

A Gol acrescentou que a efetivação da compra depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac).

A venda de ativos estatais deve elevar o volume de fusões e aquisições e operações no mercado de capitais no segundo semestre, dizem banqueiros e investidores, depois de um início de ano mais lento do que o esperado.

Decisões judiciais que atrasaram vendas de ativos pela Petrobras (PETR4) e a lentidão na discussão da reforma da Previdência afetaram o volume de fusões e aquisições, que caiu 19% no primeiro semestre, para 20,8 bilhões de dólares, segundo dados da Refinitiv.

As ações da Via Varejo (VVAR3) já acumulam valorização de mais de 50% em 2019, sendo que apenas nos primeiros dias de julho a alta supera 30%, com investidores ‘pagando na frente’ uma esperada transformação na empresa com a recente mudança no controle e o potencial efeito positivo no consumo a ser gerado pela queda nos juros.

A eleição de Michael Klein para a presidência do conselho de administração da Via Varejo e a indicação de Roberto Fulcherberguer para a presidência-executiva, no final de junho, coincidem com o impulso recente das ações, após a família Klein recuperar o controle dona das bandeiras Ponto Frio e Casas Bahia, do GPA (PCAR4).

O Itaú Unibanco (ITUB4), maior banco privado brasileiro, nomeou André Gailey como o novo presidente-executivo de seu banco no Paraguai, substituindo Viviana Varas, de acordo com comunicado divulgado na quarta-feira.

Gailey trabalha no Itaú Unibanco há 20 anos e mais recentemente ocupava o cargo de diretor de banco comercial do Itaú BBA, unidade atacadista do banco.

O novo presidente se reportará a Cesar Blaquier, diretor-presidente do Itaú Argentina e chefe das operações do Itaú na Argentina, Paraguai e Uruguai.

Agenda de Autoridades

Nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro começa o dia participa de café da manhã com a Bancada da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional, recebendo em seguida Bento Albuquerque, Ministro de Estado de Minas e Energia; e Deputado Zé Silva (SOLIDARIEDADE/MG).

Ainda pela manhã, tem reunião com Marcos Montes, Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em exercício e com a Deputada Caroline De Toni (PSL/SC) e com o e Senador Luis Carlos Heinze (PP/RS).

Bolsonaro tem ainda reuniões com Luiz Antônio Nabhan Garcia, Secretário Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Marcelo Augusto Xavier; com Osmar Terra, Ministro de Estado da Cidadania; e com Karina Kufa, Advogada.

O dia termina com a solenidade de Posse do Diretor-Geral da ABIN, Alexandre Ramagem.

Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem como único compromisso oficial nesta quinta-feira a participação no Integra – Programa de Integração, Governança e Estratégia.

Com Reuters.

Leia mais sobre: Ações, Economia, Mercados

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 11/07/2019 - 9:32