Ibovespa fecha estável, mesmo sem ajuda de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3)
O Ibovespa (IBOV) operou próximo a estabilidade, com leve alta nesta terça (15), apesar do peso das commodities em Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3), e na ausência de indicadores e eventos que movimentassem a Bolsa.
O índice fechou em alta de 0,03%, a 131.043,27pontos.
- Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado
O diretor de renda variável e sócio da A7 Capital, Andre Fernandes, disse que a expectativa do mercado está voltado para esta quarta-feira (16).
“O dia que mais pode trazer volatilidade para o mercado nessa semana é do vencimento do contrato de Ibovespa Futuro, amanhã”, afirmou. Além disso, disse, o vencimento de opções na sexta-feira (18) deve fazer com que o pregão tenha maior volume de negociação e mais volatilidade.
As altas e baixas do Ibovespa
Ações de peso no Ibovespa, Petrobras e Vale fecharam em quedas de 1,23% e 1,14%, respectivamente, com a queda do petróleo e minério de ferro.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) divulgou uma redução na demanda por petróleo nos próximos anos, além de se preparar para acelerar a produção e aumentar a oferta, provocando uma queda acima de 3% no petróleo.
Com isso, outras petroleiras também despencaram, como PetroRecôncavo (RECV3) e Brava Energia (BRAV3), que fecharam o pregão com -2,07% e -0,46%, respectivamente.
Na ponta positiva, a Locaweb (LWSA3) fechou seu segundo dia consecutivo em alta, refletindo a notícia sobre a troca de CEO. A companhia subiu 4,22% nesta sessão.
Além disso, a Eneva (ENEV3) fechou em alta de 1,78%, com uma maior demanda por energia e acionamento de termelétricas.