Ibovespa fecha em alta com diminuição das tensões entre Rússia e Ucrânia

O Ibovespa (IBOV) fechou em alta de 0,74% na sessão desta terça-feira (15) com a queda das tensões entre Rússia e Ucrânia, segundo dados preliminares.
No começo do dia, a Rússia afirmou que algumas de suas unidades militares estão retornando às suas bases após exercícios perto da Ucrânia, depois de dias de alertas norte-americanos e britânicos de que Moscou pode invadir sua vizinha a qualquer momento.
A notícia acamou investidores e os mercados. Apesar disso, o petróleo desabou frente ao esfriamento dos temores de invasão russa no país vizinho, levanto a Petrobras (PETR3;PETR4) junto.
As ações do Banco do Brasil (BBAS3) ajudaram o principal índice local. A estatal divulgou resultados acima do esperado e informou que distribuirá em março R$ 2,31 bilhões em dividendos e juros sobre capital próprio (JCP).
Analistas e investidores receberam bem os números trimestrais do BB, cujas ações saltaram no dia. Corretoras como Genial Investimentos e BTG Pactual indicaram comprar o nome, dado o desconto do papel.