Mercados

Ibovespa fecha em alta e completa maior série de ganhos em 1 ano

09 jul 2024, 17:15 - atualizado em 09 jul 2024, 17:27
day trade
Powell evitou dar indicações de quando o Fed começará a cortar juros. (Imagem: Facebook/B3)

O Ibovespa (IBOV) fechou em alta de 0,44% nesta terça-feira (9), aos 127,1 mil pontos, segundo dados preliminares, completando sete sessões seguidas no azul, o que não acontecia há mais de um ano. O dólar recuou mais de 1% hoje.

A última vez que o principal índice da Bolsa brasileira fechou com sinal positivo em sete pregões consecutivos foi em junho de 2023.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

Em dia de agenda esvaziada, o desempenho do Ibovespa hoje foi apoiado pela sinalização do presidente do banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell, de que um maior progresso na inflação pode levar a cortes na taxa básica de juros ainda neste ano.

Ele defendeu que a inflação norte-americana, apesar de seguir acima da meta de 2%, tem melhorado nos últimos meses. Por outro lado, Powell evitou dar indicações de quando o Fed começará a cortar juros, o que frustrou parte do mercado no exterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dólar em baixa

O dólar continuou o movimento mais recente de redução de prêmios de risco no Brasil e na contramão do exterior, onde a moeda norte-americana sustentou altas ante várias divisas na esteira de declarações de Powell.

A divisa ante o real encerrou o dia cotada a R$ 5,4140 na venda, em baixa de 1,15%. Em 2024, o dólar acumula elevação de 11,59%.

Após os comentários do presidente do Fed, a moeda renovou mínimas ante o real, ainda que avançasse no exterior ante uma cesta de divisas fortes e em relação a boa parte das demais moedas.

*Com informações da Reuters