Mercados

Ibovespa: Exterior volta a impulsionar índice, que chega a bater em 117 mil pontos

04 out 2022, 12:31 - atualizado em 04 out 2022, 12:31
ibovespa
De acordo com Leonardo Neves, especialista em renda variável da Blue3, apesar de dados mais fracos parecerem algo ruim (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa sobe nesta terça-feira (4) apoiado pelo exterior. Por volta das 12h29, o índice subia 0,51%, a 116.731,17 pontos. Mais cedo, o índice chegou a ultrapassar os 117 mil pontos.

Em Wall Street:

  • Nasdaq dispara 3,36%;
  • S&P 500 tem alta de 2,96%;

O que mexe com o Ibovespa?

O clima nas bolsas externas, principalmente Wall Street, corroborava as compras no pregão brasileiro, após dados sinalizando desaceleração da economia dos Estados Unidos.

Números mais fracos sobre a atividade norte-americana tendem a facilitar o trabalho do Federal Reserve no combate à inflação, em momento no qual permanecem dúvidas sobre o tamanho do ciclo de alta de juros a ser implementado pelo banco central dos EUA.

De acordo com Leonardo Neves, especialista em renda variável da Blue3, apesar de dados mais fracos parecerem algo ruim, nesse momento é muito positivo porque traz a sensação de que o Fed pode amenizar a mão no aperto monetário.

Ele também chamou a atenção para expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) possa adotar uma postura mais cautelosa para a política monetária.

“Toda vez que o mercado tem uma sensação de que a taxa de juros vai subir menos ou não vai subir, as bolsas tendem a ter um tom mais positivo”, afirmou. “É o que estamos vendo hoje.”

A equipe da Ágora Investimentos lembra que no Brasil, mesmo após a disparada nos preços ontem, o clima mais positivo no exterior pode sugerir mais uma sessão de ganhos para os ativos locais.

“No cenário local, com agenda mais vazia, as atenções se voltam novamente para o noticiário político. Para o câmbio, tendência de baixa no exterior, que deve ser vista também frente ao real”, coloca.

Mais cedo, o governador reeleito de Minas GeraisRomeu Zema (Novo), anunciou apoio a Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais em entrevista coletiva no Palácio da Alvorada.

A campanha de Lula disse na segunda que já está mantendo conversas com o MDB, de Simone Tebet, e com o PDT, de Ciro Gomes, que ficaram em terceiro e quarto lugares no último domingo.

Com Reuters

Siga o Money Times no Instagram!