Ibovespa estende quedas e fecha a semana no negativo; inflação e dólar pesam sobre o índice
O Ibovespa (IBOV) terminou mais um dia no negativo, fechando sua terceira semana consecutiva em baixa, com a inflação subindo. O IPCA-15 avançou 0,34% em dezembro, segundo divulgado pelo IBGE nesta sexta (27). O número indica uma desaceleração em relação à alta de 0,62% apurada em novembro.
O índice fechou em queda de 0,67%, a 120.269,31 pontos. No acumulado da semana, o IBOV caiu 1,5%, e desde o início de dezembro o índice tombou 4,3%.
- Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado
A prévia da inflação acumulou alta de 4,71% até o décimo segundo mês do ano. No mês passado, esse número era de 4,35%, enquanto o acumulado de 12 meses era de 4,77%.
O IPCA-15 veio abaixo das expectativas do mercado. As projeções apontavam para um avanço mensal de 0,45% e anual de 4,82%, segundo o Investing.com.
“Este IPCA-15, embora menor do que o esperado, segue com pressão altista dos alimentos e composição ruim dos serviços, principalmente os serviços subjacentes”, dizem o economista-chefe da Daycoval, Rafael Cardoso, e sua equipe.
Além disso, ajudando a pressionar o Ibovespa, o dólar subiu 0,24% ante o real, fechando o dia a R$6,1926 . Na semana encurtada pelo feriado de Natal, a moeda acumulou elevação de 2%.
O avanço do dólar no Brasil ocorreu a despeito de, no exterior, a moeda norte-americana demonstrar certa acomodação, oscilando em baixa ante uma cesta de moedas fortes durante a maior parte da sessão.
*Com Reuters