Bolsas Asiáticas

Ibovespa está em cima do muro hoje: Ásia fecha mista com temores de recessão nos EUA

17 jun 2022, 7:40 - atualizado em 17 jun 2022, 7:40
Bolsas Asiáticas
Japão lidera perdas entre bolsas asiáticas hoje. Ibovespa fica sem muitas pistas com sentimento misto nos mercados globais. (Imagem: Reuters/Thomas White/Illustration/Files)

O Ibovespa (IBOV) até conseguiu quebrar sequência de tombos na Super Quarta, mas volta de feriado nesta sexta-feira (17) sem direção clara a partir do fechamento das bolsas de valores asiáticas.

Os mercados acionários da Ásia apreciaram perdas e ganhos à medida que os investidores recalibram suas apostas sobre uma possível recessão nos Estados Unidos num futuro próximo.

A bolsa do Japão liderou o movimento de baixa na região, no mesmo dia em que o Banco Central do Japão (BOJ) afirmou que manterá sua taxa de juros inalterada, com política monetária dovish (menos agressiva).

Em Tóquio, o Nikkei 225 derrapou 1,77% para 25,963.00 pontos. O iene, a moeda oficial japonesa, caía 1,5% ante ao dólar para ¥ 134,30.

Em contraponto, os mercados acionários chineses mantiveram acessos o apetite a risco dos investidores nesta sexta-feira.

Na China continental, o índice Shanghai Composite (listado em Xangai) subiu 0,96% para 3,316.79 pontos, enquanto que o CSI 300 (operado em Shenzhen) avançou 1,39% para 4.309,04 pontos.

Recessão nos EUA

O temor dos investidores com uma possível recessão nos EUA cresceu após o Federal Reserve anunciar aumento de juros no patamar de 75 pontos base, o que pode acabar retraindo a maior economia do planeta.

Pandemia, guerra, inflação, rali das commodities, crise sanitária na China: a soma de tudo isso e mais um pouco colocou a economia americana em maus lençóis.

“É a tempestade perfeita”, afirma Beto Assad, analista de ações e consultor financeiro do aplicativo Kinvo.

“As taxas de juros e de desemprego estão muito baixas e reajustar os juros não vai aquecer a economia tão rápido. Por isso, a gente deve ter dois ou três anos complicados pela frente. Agora, se isso vai virar uma recessão, só o tempo dirá.”

Bolsas asiáticas hoje (17/06/2022)

Confira o desempenho dos principais mercados acionários da região:

Em Hong Kong, o Hang Seng saltou 1,1% com 21,075.00 pontos.

Em Taiwan, o Taiex caiu 1,25% com 15.641,26 pontos.

Na Coreia do Sul, o Kospi cedeu 0,43% com 2,440.93 pontos.

Na Austrália, o ASX 200 perdeu 1,76% com 6,601.00 pontos.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar