Ibovespa está em cima do muro hoje: Ásia fecha mista com temores de recessão nos EUA
O Ibovespa (IBOV) até conseguiu quebrar sequência de tombos na Super Quarta, mas volta de feriado nesta sexta-feira (17) sem direção clara a partir do fechamento das bolsas de valores asiáticas.
Os mercados acionários da Ásia apreciaram perdas e ganhos à medida que os investidores recalibram suas apostas sobre uma possível recessão nos Estados Unidos num futuro próximo.
A bolsa do Japão liderou o movimento de baixa na região, no mesmo dia em que o Banco Central do Japão (BOJ) afirmou que manterá sua taxa de juros inalterada, com política monetária dovish (menos agressiva).
Em Tóquio, o Nikkei 225 derrapou 1,77% para 25,963.00 pontos. O iene, a moeda oficial japonesa, caía 1,5% ante ao dólar para ¥ 134,30.
Em contraponto, os mercados acionários chineses mantiveram acessos o apetite a risco dos investidores nesta sexta-feira.
Na China continental, o índice Shanghai Composite (listado em Xangai) subiu 0,96% para 3,316.79 pontos, enquanto que o CSI 300 (operado em Shenzhen) avançou 1,39% para 4.309,04 pontos.
Recessão nos EUA
O temor dos investidores com uma possível recessão nos EUA cresceu após o Federal Reserve anunciar aumento de juros no patamar de 75 pontos base, o que pode acabar retraindo a maior economia do planeta.
Pandemia, guerra, inflação, rali das commodities, crise sanitária na China: a soma de tudo isso e mais um pouco colocou a economia americana em maus lençóis.
“É a tempestade perfeita”, afirma Beto Assad, analista de ações e consultor financeiro do aplicativo Kinvo.
“As taxas de juros e de desemprego estão muito baixas e reajustar os juros não vai aquecer a economia tão rápido. Por isso, a gente deve ter dois ou três anos complicados pela frente. Agora, se isso vai virar uma recessão, só o tempo dirá.”
Bolsas asiáticas hoje (17/06/2022)
Confira o desempenho dos principais mercados acionários da região:
Em Hong Kong, o Hang Seng saltou 1,1% com 21,075.00 pontos.
Em Taiwan, o Taiex caiu 1,25% com 15.641,26 pontos.
Na Coreia do Sul, o Kospi cedeu 0,43% com 2,440.93 pontos.
Na Austrália, o ASX 200 perdeu 1,76% com 6,601.00 pontos.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.