BusinessTimes

Ibovespa: Entrada de RAIZ4, SMTO3 e ARZZ3 é mantida em nova prévia; JHSF3 sai

16 ago 2022, 12:50 - atualizado em 16 ago 2022, 12:50
Ibovespa
Com a inclusão de três ações e a exclusão de um papel, o Ibovespa passa a contar com 92 ativos de 89 empresas (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A B3 (B3SA3) divulgou nesta terça-feira (16) a segunda prévia da nova carteira do Ibovespa, que entrará em vigor dia 5 de setembro e valerá até 30 de dezembro de 2022.

Nessa nova atualização, não houve entradas e saídas em relação à primeira prévia, que contou com a inclusão de três ações no portfólio – Raízen (RAIZ4), São Martinho (SMTO3) e Arezzo (ARZZ3) -, além da saída da JHSF (JHSF3).

As inclusões dos três ativos já eram esperadas pelo Bank of America (BofA)Itaú BBA e XP Investimentos.

Em relação à exclusão da JHSF, o BofA e o BBA já especulavam que o papel deixaria a carteira.

Em julho, o BofA disse que a JHSF poderia sair da carteira, já que as métricas de negociabilidade da ação estão abaixo do limite em relação a outros membros do índice.

Além da JHSF, o BBA tinha Positivo (POSI3) como outro nome sob risco de exclusão, mas o papel foi mantido tanto na primeira quanto na segunda prévia.

Com a inclusão de três ações e a exclusão de um papel, o Ibovespa passa a contar com 92 ativos de 89 empresas. As maiores participações continuam sendo de Vale (VALE3), com 14,508%, seguida pelas ações preferenciais da Petrobras (PETR4), com 6,766%, e o bancão Itaú (ITUB4), com 6,047%.

Como esperado pelo BBA, a prévia veio sem Unidas e Inter, visto que a primeira empresa foi incorporada pela Localiza (RENT3) e a segunda migrou suas ações para os Estados Unidos.

A B3 divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices: a primeira, no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor; a segunda, no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor; e a terceira, no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor.

Próximas revisões

Analistas listaram em julho nomes que devem entrar no radar nas próximas revisões.

Pelas estimativas do BofA e do BBA, CBA (CBAV3), Auren (AURE3) e Movida (MOVI3) são outros nomes que podem aparecer nas prévias do Ibovespa, considerando suas posições.

O BofA ainda tem Porto Seguro (PSSA3) nessa leva, mas reconhece que essas ações precisariam melhorar a negociabilidade em relação ao resto do índice para ter maiores chances de entrar.

Entre para o grupo do Money Times no Telegram!

Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundoEntre agora para o nosso grupo no Telegram!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.