Coluna
O Melhor do Seu Dinheiro

Ibovespa em queda, prévia do PIB brasileiro, expectativas sobre corte de juros nos EUA e outros destaques que mexem com as bolsas hoje

19 jan 2024, 8:40 - atualizado em 19 jan 2024, 8:41

Não há mal que sempre dure nem noite tão longa que jamais encontre o dia. É de olho nessas partículas de sabedoria popular que os investidores tentam se apoiar nesta sexta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois de ter conseguido emplacar a duras penas um rali de fim de ano em 2023, o Ibovespa vem passando por uma correção neste início de 2024.

O índice já acumula queda de mais de 5% em janeiro. Grande parte desse movimento se deve à leitura de que o Banco Central não vai conseguir acelerar o ritmo dos cortes de juros por aqui.

Essa interpretação deriva dos ajustes que vêm sendo feitos lá fora em relação a quando o Fed vai começar a cortar os juros nos Estados Unidos, bem como em relação à intensidade desse esperado alívio monetário.

Hoje, no entanto, o exterior positivo tem o potencial de proporcionar uma réstia de luz para que o Ibovespa encontre o caminho. Pelo menos enquanto os investidores estrangeiros continuarem achando que o Fed está mais preocupado do que deveria com a inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, o Banco Central divulga o IBC-Br de novembro. A prévia do PIB deveria ter sido divulgada ontem, mas foi adiada para hoje por causa da operação-padrão dos servidores da autarquia. A expectativa é de estabilidade em relação a outubro.

Vale observar ainda que, enquanto a bolsa cai mais de 5% no que vai de janeiro, o dólar sobe apenas 1,5% no mesmo recorte e segue relativamente bem comportado, abaixo dos R$ 5,00.

Para saber se esse cenário vai iluminar o caminho do Ibovespa nesta sexta-feira, acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

O que você precisa saber hoje

SEXTOU COM O RUY
A Vale (VALE3) ainda é um bom negócio mesmo com Mantega no conselho?
 Para o colunista Ruy Hungria, não é que você não deva analisar a gestão, mas é crucial tentar entender se a companhia consegue sobreviver sem o atual CEO e CFO, ou com algum intruso no conselho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

AGORA VAI?
Oi (OIBR3) troca CEO e promete nova proposta de recuperação judicial nos próximos dias.
 O novo presidente da empresa de telefonia permanecerá no cargo somente até a aprovação da recuperação judicial pelos credores.

SIMPLIFICAÇÃO
O adeus à NYSE: Natura (NTCO3) deixará a bolsa de Nova York e concentrará sua negociação no Brasil.
 Como parte da estratégia da empresa de simplificar as operações, o Conselho da Natura aprovou sua deslistagem da bolsa americana.

DISPUTA NA CASA BRANCA
Trump vai levar fácil? O que os figurões de Wall Street pensam sobre quem vai vencer as eleições.
 O Fórum Econômico Mundial de Davos não serviu apenas de palco para debates sobre guerras e as mudanças climáticas — nos bastidores, os CEOs de grandes empresas discutiam sobre o futuro dos EUA neste ano.

TIROU O MERCADO PARA DANÇAR
O primeiro mês de Javier Milei: dólar bate recorde na Argentina e esse bancão bate palmas. O Bank of America avalia que o desempenho do novo chefe da Casa Rosada superou as expectativas e as medidas anunciadas agora podem ajudar a economia do país vizinho a entrar nos trilhos, mas tudo vai depender do Congresso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar