Comprar ou vender?

Ibovespa em nível recorde é Fake News

12 set 2019, 23:04 - atualizado em 12 set 2019, 23:04
Na moeda estrangeira o índice ainda está 45% abaixo do pico atingido em maio de 2008 (Imagem: Reuters)

De volta em uma tendência de alta, o Ibovespa está mais uma vez perto de seu nível recorde histórico de 106.650 pontos, visto em 10 de julho, durante a negociação. Para os investidores estrangeiros, contudo, essa afirmação não passa de uma grande “Fake News”.

A referência da Bolsa brasileira, apesar de ter subido 133% em reais e 123% em dólares entre janeiro de 2016 e agosto de 2019, na moeda estrangeira o índice ainda está 45% abaixo do pico atingido em maio de 2008.

Ibovespa em dólar e reais (pontos)

Fonte: Bloomberg e Credit Suisse

Mesmo distante do recorde em dólares, o Ibovespa foi impulsionado nos últimos anos por uma queda taxa de juros real e no CDS (Credit Default Swap – um tipo de seguro contra calotes) do Brasil.

Segundo um relatório recente do Credit Suisse, a relação entre o preço e o lucro das empresas listadas no índice subiu para 11,2 em agosto, mas ainda continua abaixo da média das economias emergentes nos últimos anos.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar