Ibovespa em disparada: 2 gatilhos que fizeram investidores correrem para a Bolsa nesta quinta
O Ibovespa saltou forte nesta quinta-feira (2), iniciando o mês de maio com o pé direito. A bolsa encerrou o pregão em disparada de 0,95%, a 127.122 pontos.
- 10 ações para investir neste mês: veja a carteira recomendada da analista Larissa Quaresma, baixando este relatório gratuito.
Hoje, os investidores repercutiram as falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Na última quarta-feira (1º), feriado aqui no Brasil, a autoridade monetária manteve a taxa de juros entre 5,25% e 5,50%.
Ao contrário do previsto, o tom de Powell foi menos cauteloso. Basicamente, ele não deixou de alertar para a inflação alta e relembrou a meta do Fed de levar os preços para o patamar de 2%, mas também não foi dos mais pessimistas.
A analista sênior do Swissquote Bank Ipek Ozkardeskaya disse que a decisão do Federal Reserve foi “interessante”.
De acordo com ela, o Fed mostrou não estar confiante em cortar as taxas de juro, uma vez que a inflação começou a dar sinais de aquecimento. Mas, acrescentou, Powell garantiu que o próximo movimento provavelmente não será um aumento das taxas. “Isso foi um alívio.”
Moddys também ajuda
Outro fator que colabora para o otimismo é a elevação da dívida soberana do Brasil de estável para positiva, segundo Anderson Silva, head de renda variável e sócio da GT Capital.
Na última quarta, a Moody’s reafirmou nesta quarta-feira a classificação de risco de crédito do Brasil em Ba2 e alterou a perspectiva do país de “estável” para “positiva”.
“Com um maior controle da nossa inflação graças a manobras bem acertadas do BC, vemos as curvas futuras de juros arrefecendo e dólar diminuindo o viés de alta na semana”, coloca.
Ele explica que taxas de juros mais baixas significam custos de empréstimos mais baixos para as empresas.
“Então, isso pode tornar o financiamento mais acessível e mais barato, permitindo que as empresas invistam em projetos de expansão, pesquisa e desenvolvimento, ou em outras áreas que impulsionem o crescimento. Além disso, taxas de juros mais baixas também podem estimular o consumo, já que os consumidores tendem a gastar mais quando os empréstimos são mais baratos”, completa.
Destaques do Ibovespa
Entre as altas do dia, menção especial para CVCB3, BHIA3 e MGLU3, que se beneficiam desse cenário que vem sendo projetado.
No lado oposto, entre as quedas, há um movimento de realização em EMBR3, depois de semanas de alta.
“O mesmo movimento de realização de lucros ocorre com WEGE3 e BBDC4, que ainda não conseguiu convencer os investidores que está no caminho certo para retomar o caminho que faça valer o risco/retorno para o acionista”, coloca Anderson.
Com Reuters