Ibovespa é o pior ativo do mundo em agosto, diz levantamento do Deutsche Bank
A junção entre forte desvalorização do real frente ao dólar e queda do mercado acionário durante agosto levou o Ibovespa a ser a pior classe de ativos de todo o mundo.
A avaliação é do Deutsche Bank na comparação com diversas classes de ativos. Ao medir o retorno em dólares, o Ibovespa perde para todos: perda total de 8,05% – com alta de 8,72% do dólar e queda de 0,67% do índice.
Em contrapartida, quando o retorno é medido em moeda local, o índice Hang Seng mostrou o pior desempenho durante agosto, com desvalorização de 7,1%. Instabilidade em relação às negociações comerciais e onda de protestos em Hong Kong pesaram contra o índice.
Do outro lado, a prata apresentou a maior valorização, ao lado do ouro. Iene em relação ao dólar e Treasuries também apresentaram desempenho positivo em agosto, diante da menor propensão ao risco dos investidores.
No ano, o índice acionário da Grécia, Greek Athex, mostra a maior alta em moeda local, de 44,1%. Já o segundo lugar fica com o índice Micex da Rússia, com valorização de 22%.