Ibovespa e bitcoin até 22h? Entenda a nova ideia da B3 (B3SA3)
A B3, bolsa de valores brasileira, pretende expandir o horário de funcionamento das negociações na bolsa. A entidade deseja inaugurar um “pré-mercado noturno” com previsão de início entre 18h e 19h e finalização às 22h ainda este ano.
A ideia vem de uma demanda do varejo, os investidores pessoa física, que gostariam de mais tempo para negociar seus ativos, uma vez que o horário que a B3 funciona acaba interferindo no horário comercial.
O presidente da B3, Gilson Finkelsztain, em conversa com jornalistas, explicou que inicialmente serão negociados apenas dois contratos futuros: o de Ibovespa e o de bitcoin. Além disso, apontou que este será um teste e que vão avaliar os aumentos de custo e risco.
- Dividendos da Petrobras (PETR4) estão sob ameaça? Analista explica por que o novo investimento da petroleira pode impactar a distribuição de proventos aos acionistas, assista ao Giro do Mercado clicando abaixo e saiba mais:
A intenção também é aumentar em uma hora o pregão de ações, mas isso ainda está em discussão.
“Alguns adoram, alguns odeiam porque falam que a liquidez vai ser a mesma, o volume vai ser o mesmo, só que diluído em mais tempo. Outros falam que não, que vai ter mais gente. É arte. Não é ciência. Temos que testar e irmos nos adequando”, explicou.
A discussão de expansão de horário também entrou no campo do câmbio futuro, que não foi bem recebido pelo mercado e o regulador, que apontaram dificuldade com custo e horário.