Ibovespa

Ibovespa é a melhor Bolsa de Valores do mundo em 2019, aponta revista Forbes

10 jan 2019, 18:39 - atualizado em 10 jan 2019, 18:39

Por Investing.com – O Ibovespa é a Bolsa de Valores com melhor desempenho no mundo neste início de ano segundo a revista Forbes. A publicação americana, conhecida por publicar a lista das pessoas mais ricas do mundo, aponta o início do governo do presidente Jair Bolsonaro como fator principal para a performance da bolsa brasileira, contrariando perspectivas negativas em relação ao manejo da economia pelo então pré-candidato no passado.

Chegou o Pré-Market Money Times! CADASTRE AGORA e Receba antes do mercado 

Em artigo escrito pelo colunista Kenneth Rapoza, a revista aponta que o Ibovespa está no caminho de ter a maior valorização mundial no primeiro trimestre de 2019 e até do primeiro semestre. Até o momento, o Ibovespa tem uma valorização acumulada de 4,23%, contra 2,91% do S&P 500 e 2,25% do Dow Jones.

Rapoza também reitera o otimismo com a economia brasileira com a posse de Bolsonaro, qualificando os 60% de aprovação popular como um fator de legitimidade para a realização de reformas e ajustes econômicos, diferenciando-se do seu antecessor, Michel Temer, que também tinha uma agenda liberal na economia e conseguiu aprovar algumas reformas no Congresso, mas detinha baixos índices de popularidade.

Baseado em um estudo da Fitch, agência de classificação de risco, Rapoza traz dois alertas que podem ofuscar esse bom momento da Bolsa brasileira. O primeiro é a dificuldade do governo Bolsonaro em concretizar as expectativas sobre seu governo com a aprovação das reformas. Outra preocupação é em relação à desaceleração da economia chinesa, que significaria menor vendas de soja e minério de ferro para o gigante asiático.

Por fim, a Fitch projeta um crescimento do PIB de 2,4% neste ano, contra estimativa de um fraco avanço de 1,3% em 2018.

Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.