Mercados

Ibovespa dispara mais de 2% na esteira de commotidies

11 nov 2022, 12:36 - atualizado em 11 nov 2022, 12:37
Ibovespa
Na quinta-feira, o Ibovespa fechou com a maior queda percentual diária desde novembro de 2021, refletindo preocupações com o cenário fiscal brasileiro (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa elevou as altas na sessão desta sexta-feira puxado pelas mineradoras e siderúrgicas. Por volta das 12h26, o índice subia 2,34%, a 112.347 pontos. Em Wall Street:

  • Nasdaq tinha elevação 1%;
  • S&P 500 subia 0,59%;

Na quinta-feira, o Ibovespa fechou com a maior queda percentual diária desde novembro de 2021, refletindo preocupações com o cenário fiscal brasileiro, em particular após declarações de Lula como a de que há gastos públicos que têm que ser considerados como investimentos.

“Parece ter sido o primeiro dia em que o mercado ‘capitulou’ com as falas poucos sensatas economicamente do presidente eleito”, afirmou Dan Kawa, diretor de investimentos da TAG Investimentos. Ele acrescentou que permanece um viés negativo, “até que a equação fiscal ganhe alguma âncora e longo prazo”.

Kawa afirmou que “‘o mercado’, que não é uma entidade maligna e não luta contra a democracia, mas é fundamental para o bom funcionamento da economia e demandará sinais de que o novo governo preza pelo ajuste das contas públicas antes de apresentar uma estabilização mais permanente”.

No exterior, Wall Street sinalizava manter o tom positivo, após altas expressivas na véspera, endossando o “respiro” no pregão brasileiro, em meio a expectativas de que o Federal Reserve amenize o ritmo do aperto monetário em curso nos Estados Unidos.

Com Reuters

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!