Ibovespa: Discurso duro de Powell joga balde de água fria; preâmbulo para Campos Neto?
O Ibovespa chegou a reagir após o Federal Reserve elevar os juros em 0,25 ponto percentual. Porém, o índice não conseguiu se manter diante de um discurso considerado hawkish (duro) do presidente Jerome Powell e fechou em queda de 0,13%, a 101.797 pontos. Em Wall Street:
Com alta do Fed, a taxa agora se encontra no intervalo entre 5% e 5,25% após a segunda reunião do Fed em 2023. O reajuste ficou em linha com a projeção do mercado. Hoje mais cedo, o Fed Funds apontava para 86,8% de chances de um aumento mais contido, de 0,25 pp, na taxa de juros.
O problema, segundo analistas, foi discurso de Powell.
Durante a tradicional coletiva de imprensa após a reunião do Fomc, Powell destacou que o Fed ainda avaliará se os juros estão em um nível suficientemente restritivo após alta de hoje.
O presidente do Fed voltou a dizer que a inflação está acima da meta de 2% e que ela vai demorar a retornar para o patamar esperado. Ainda assim, ele destacou que as expectativas inflacionárias de longo prazo parecem bem ancoradas.
“Decisão do Fed veio em tom duro, hawkish, mostrando comprometimento da autoridade no combate a inflação. Quando dizem que estão prontos a ajustar a política, caso surjam riscos que ameacem alcance da meta é uma fala bem forte”, discorre Leandro Petrokas, diretor de research e sócio da Quantzed.
Para ele, podemos esperar alta de mais 0,25% em uma próxima reunião e depois estabilidade. “Queda nos juros descartadas por um médio período. Decisão por aumento foi unânime, então todos os membros votaram a favor da alta”, coloca.
E o Brasil?
Aqui no Brasil, o Banco Central também se reúne para definir os rumos dos juros. A expectativa é de que a Selic seja mantida em 13,75%. Porém, o mercado já trabalha com alguma sinalização de queda dos juros nas próximas reuniões.
“Juros trabalhando em queda possivelmente com o mercado antecipando alguma comunicação nos próximos dias em relação a quedas nas taxas de juros em dia de Copom. Então como o IPCA (índice que mede a inflação) veio um pouquinho melhor do que o esperado, o mercado já está apostando bastante que deve vir cortes de juros ainda esse ano em alguma medida”, coloca.