Ibovespa deve ganhar 2 novas ações em maio, avalia Genial; confira as previsões
Depois de Itaú BBA e BTG Pactual (BPAC11), a Genial Investimentos divulgou suas previsões para a nova carteira do Ibovespa.
A B3 (B3SA3) divulgará a primeira prévia da nova carteira do seu principal índice, que passará a vigorar entre maio e agosto deste ano. A primeira de uma sequência de três prévias está marcada para sair no dia 1º de abril.
A SLC Agrícola (SLCE3) parece ser o consenso dos analistas. Como o BBA e o BTG, que apostam na inclusão da ação, a Genial levanta a possibilidade de entrada da empresa, aumentando ainda mais o peso do setor agrícola no Ibovespa.
Além da SLC, a corretora acredita que a Porto Seguro (PSSA3) passará a fazer parte do índice a partir de maio.
A Genial também destaca que Raízen (RAIZ4) e Arezzo (ARZZ3) estão próximas de cumprir as exigências para entrar no Ibovespa.
Nesse rebalanceamento, a Genial não vê nenhuma ação sendo retirada, embora chame atenção para o fato de a JHSF (JHSF3) estar bem próxima dos critérios de exclusão.
Diversificação
Se confirmada a inclusão de SLC e Porto Seguro no portfólio, o Ibovespa passará a ser composto por 93 empresas.
O aumento no número de companhias pertencentes ao índice é positivo, avalia a Genial, uma vez que proporcionará maior diversificação setorial e menor dependência de um grupo seleto de empresas. Hoje, commodities (destaque para Vale [VALE3] e Petrobras [PETR3;PETR4]) e bancos concentram o maior peso no Ibovespa.
Sobre as mudanças nas participações de cada empresa, a Genial espera ver maior redução de exposição de Vale, Petrobras (PETR4), Americanas S.A. (AMER3), Itaú Unibanco (ITUB4) e BRF (BRFS3).
Já as empresas que devem ganhar mais participação, além de SLC e Porto Seguro, analistas acreditam que Rede D’Or (RDOR3) e Petrobras (PETR3) estão entre as que serão mais beneficiadas.
A B3 divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices: a primeira no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor; a segunda no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor e a terceira no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor.
Disclaimer
O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.