Ibovespa: CPLE6 dispara mais de 9%; CIEL3 derrete após 3T22
Confira as maiores altas e baixas do Ibovespa (IBOV) nesta terça-feira (1):
Por volta de 12h40, Copel (CPLE6) liderava as altas da sessão, com ganhos de 9,46%. O movimento acontece após a empresa informar que o governo do Paraná, seu controlador, fará estudos com o objetivo de subsidiar modelo para potencial operação no mercado de capitais, em que se otimize o investimento do Estado na elétrica.
Analistas do Bradesco BBI dizem que a operação pode ser interpretada como, pela primeira vez, estar olhando possivelmente para privatização da elétrica, ou pelo menos, vender partes da empresa.
As mineradoras revertem as perdas com o minério de ferro recuperando o suporte técnico. CSN (CSNA3) se valoriza 5,37%, enquanto CSN Mineração (CMIN3) dispara 5,15%. Vale (VALE3) se valoriza 4,50% após fechar acordos no Oriente Médio, para “hubs” de produtos de baixo carbono para siderurgia.
Liderando as baixas está Cielo (CIEL3), em desvalorização de 7,39%. O movimento acontece apesar do balanço do terceiro trimestre mostrar forte crescimento do lucro. Em teleconferência, executivos afirmaram que a empresa está recuperando margens nos negócios de adquirência.
No setor educacional, Cogna (COGN3) e Yduqs (YDUQ3) revertem os ganhos, caindo 1,52% e 0,68%, respectivamente. Na última sessão, o setor operou em valorização, com analistas da Terra Investimentos dizendo que, com o resultado das eleições, o mercado está contando com a projeção de maior faturamento das empresas.
As varejistas segue o movimento e se desvalorizam. Magalu (MGLU3) perde 2,24%, enquanto Americanas (AMER3) recua 1,99% e Via (VIIA3) se desvaloriza 1,60%. Na base semanal, os papéis acumulam ganhos de 6,88%, 4,45% e 3,36%, respectivamente.
Nas petroleiras, PRIO (PRIO3) avança 3,50%. Petrobras sobe sutilmente, com PETR3 subindo 0,48% e PETR4 se valorizando 0,17% após tombo no último pregão, onde os investidores se preocupavam sobre a estratégia da companhia após Lula ser eleito presidente. 3R Petroleum (RRRP3) sobe 0,10%.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!