Mercados

Ibovespa cai mais de 3% com Lula; o que esperar da Bolsa no curto prazo?

10 nov 2022, 15:19 - atualizado em 10 nov 2022, 15:21
Lula
Presidente eleito criticou os dividendos da Petrobras. (Imagem: REUTERS/Suamy Beydoun)

O Ibovespa (IBOV) caía 3,31%, aos 109,8 mil pontos, por volta das 15h20 desta quinta-feira (10), ainda em reação ao discurso do presidente eleito Lula (PT). 

Para a Ágora Investimentos, com principal índice da Bolsa rompendo os 112,5 mil pontos, o gráfico passa a mirar a região dos 108,2 mil pontos.

“É o suporte mais robusto para o curto prazo”, disseram analistas em relatório assinado por Maurício A. Camargo e equipe.

Para o Itaú BBA, o patamar de 111,6 mil pontos era o que mantinha o índice em tendência altista, segundo relatório assinado por Fábio Perina e equipe.

“Do lado da alta, o índice encontrará resistência em 118,3 mil pontos, antes dos 121,6 mil pontos – máxima do ano que, em nossa visão, pode ser um divisor de águas para a reta final de 2023”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que Lula disse que afetou o Ibovespa

O presidente eleito criticou os dividendos da Petrobras (PETR4) e disse que o Banco do Brasil (BBSA3) não vai ser privatizado.

Lula afirmou que há gastos públicos que têm que ser considerados como investimentos. “Por que as pessoas são levadas a sofrerem por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal nesse país?”.

“Por que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gasto, é preciso fazer superávit, é preciso fazer teto de gasto?”, questionou.

O petista, no entanto, afirmou que pretende ter uma “política fiscal séria”.

O desempenho do Ibovespa hoje contrasta com os índices em Nova York, que sobem após relatório do Departamento do Trabalho dos EUA mostrar que os preços ao consumidor subiram menos do que o esperado em outubro.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.