BusinessTimes

Ibovespa avança puxado por Itaú, mas eleição nos EUA adiciona volatilidade

04 nov 2020, 11:58 - atualizado em 04 nov 2020, 11:58
Ibovespa
Às 11:38, o Ibovespa subia 0,58%, a 96.538,57 pontos (Imagem: REUTERS/Rahel Patrasso)

O Ibovespa avançava nesta quarta-feira, tendo superado 97 mil pontos na máxima, com Itaú Unibanco entre as maiores altas em meio a planos envolvendo sua participação na XP Inc, enquanto a apuração dos votos das eleições nos Estados Unidos também ocupa as atenções.

Às 11:38, o Ibovespa subia 0,58%, a 96.538,57 pontos. No melhor momento, chegou a 97.592,38 pontos. O volume financeiro era 7,9 bilhões de reais.

Nos EUA, o republicano Donald Trump enfrenta o oponente democrata Joe Biden para se manter no comando da maior economia do mundo, mas a disputa está bastante acirrada e apuração pode ainda levar dias. Uma das preocupações é de que um resultado muito apertado desencadeie uma disputa judicial.

Mapa interativo, em tempo real, produzido pela Reuters, para acompanhar o resultado das eleições norte-americanas:

Para o diretor de investimentos da área de gestão de grandes fortunas global do UBS AG, Mark Haefele, o mercado deve mostrar elevada volatilidade até que haja mais clareza sobre o resultado das eleições norte-americanas, conforme relatório a clientes nesta quarta-feira.

Ele continua com uma visão positiva para ações no médio prazo, apoiada em expectativas de novos estímulos fiscais e de ampla disponibilidade de vacina até meados de 2021. “A recuperação da pandemia seguirá sendo o principal impulsionador do mercado de ações nos próximos meses.”

Nos Estados Unidos, Wall Street abriu em alta, após os futuros acionários mostrarem volatilidade mais cedo e na madrugada, com o S&P 500 em alta de 1,17%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaques

Itaú Unibanco (ITUB4) avançava 4,08% mesmo após queda no lucro do terceiro trimestre, uma vez que anunciou planos para possível cisão do investimento na XP. Nesta manhã, o presidente do maior banco privado do país disse que o Itaú ainda está disposto a adquirir uma fatia adicional na plataforma de investimentos. Em Nova York, as ações da XP recuavam 6,1%.

Bradesco (BBDC4) caía 1,87%, em sessão sem tendência única para os grandes bancos de varejo do Ibovespa, com Banco do Brasil (BBAS3) subindo 0,1% e  Santander Brasil (SANB11) recuando 1,9%.

Minerva (BEEF3) valorizava-se 3,46%, tendo de pano de fundo lucro líquido de 58,3 milhões de reais no terceiro trimestre, ante prejuízo de 82,7 milhões na mesma etapa de 2019.

TIM (TIMP3) subia 1,29%, após queda no lucro do terceiro trimestre, refletindo questões tributárias, mas reação no resultado operacional, com a gradual flexibilização do isolamento social imposto devido à Covid-19.

IRB (IRBR3)caía 5,31%, após prejuízo líquido de 229,8 milhões de reais no terceiro trimestre, com a resseguradora esperando números positivos apenas no próximo ano.

Gol (GOLL4) cedia 0,51%, em meio a novo prejuízo trimestral, embora tenha anunciado elevação de 100% na oferta de capacidade para o quarto trimestre em relação ao terceiro trimestre.

Petrobras (PETR3PETR4) tinha desvalorização de 1,53%, destoando da alta dos preços do petróleo no mercado externo, onde o Brent cedia 1,69%.

Vale (VALE3) 2,13%, com o setor atrelado a commodities de forma geral no vermelho na bolsa paulista, após fortes ganhos na véspera. No setor de mineração e siderurgia,  CSN (CSNA3) recuava 4,42%.