Últimas Notícias Cotações Governo Bolsonaro Comprar ou Vender Empresas Economia
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ibovespa avança com dados do mercado de trabalho dos EUA e acordo da Opep

Investing.com Brasil - 07/12/2018 - 14:09
(Crédito: Divulgação/Bovespa)

Por Investing.com – A bolsa paulista opera com valorização no início da tarde desta sexta-feira, com a divulgação dos números do mercado de trabalho dos Estados Unidos e também com o acordo fechado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de reduzir a produção, contribuindo para a alta da commodity.

Às 14h09, o Ibovespa registrava valorização de 0,86% aos 89.606,16 pontos, com volume de negócios de R$ 3,279 bilhões.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Mais cedo, o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgou os números de novembro, quando foram gerados 155 mil novos postos de trabalho, contra projeção de 200 mil. Além disso, os dados de outubro foram revistos de 270 mil para 237 mil vagas. A taxa de desemprego se manteve estável em 3,7%.

Com os números abaixo do esperado, o mercado passa a entender que a economia dos Estados Unidos não mostra a mesma força do que o previsto. Com isso, existe a possibilidade do Federal Reserve diminuir o ritmo de elevação da taxa de juros, o que é bom para ativos de maior risco, como bolsa, países emergentes e commodities.

A próxima reunião do Fed acontece nos dias 18 e 19 de dezembro. Recentemente, o chairman do banco central dos Estados Unidos, Jeremy Powell, adotou um tom moderado em relação ao processo de alta dos juros nos EUA.

“Para os mercados emergentes (Brasil incluído), política monetária menos restritiva é uma força construtiva”, citou a equipe da Verde Asset Management, liderada Luiz Stuhlberger, conforme relatório de gestão enviado a clientes.

Porém, a equipe cita na nota que a desaceleração no crescimento global atrapalha, mas que se trata de uma questão em aberto qual dessas variáveis vai dominar.

petróleo também inverteu a tendência negativa do começo do dia tem forte alta de 4,15% a US$ 62,77, no tipo Brent, em meio à notícias de que o Irã deu à Opep sinal verde para cortar a produção em cerca de 800 mil barris por dia a partir de 2019, de acordo com a Reuters.

Mais tarde, a Opep pedirá aos produtores aliados, não integrantes do grupo, que contribuam com um adicional de 400 mil bpd para os cortes, disse a fonte da agência. Notícia que faz com que as ações da Petrobras (PETR4) voltem ao território positivo.

No Brasil, a equipe da XP Investimentos chama a atenção para discordâncias dentro do PSL quanto à disputa para a presidência da Câmara dos Deputados, enquanto as discussões relacionadas à reforma da Previdência permanecem no radar.