Mercados

Ibovespa avança 1% puxado por Vale e TIM sobe após oferta à Telecom Italia

22 nov 2021, 12:17 - atualizado em 22 nov 2021, 12:18
Às 11:55, o Ibovespa subia 0,99%, a 104.051,94 pontos. O volume financeiro era de 6,5 bilhões de reais (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa subia cerca de 1% nesta segunda-feira, puxado principalmente pela alta das ações da Vale na esteira do avanço do minério de ferro na China, enquanto TIM também figurava entre os destaques positivos após sua controladora Telecom Italia receber proposta de compra do fundo norte-americano KKR.

Às 11:55, o Ibovespa subia 0,99%, a 104.051,94 pontos. O volume financeiro era de 6,5 bilhões de reais.

A trajetória positiva em Wall Street, onde o S&P 500 e o Nasdaq renovaram máximas, corroborava a recuperação no pregão brasileiro, após o Ibovespa recuar 3% na semana passada.

“O mercado brasileiro estava muito descontado”, afirmou o gestor na Nova Futura Pedro Paulo Silveira, atrelando a reação nesta sessão ao clima positivo no exterior somado à alta dos papéis de Petrobras e Vale.

Ainda assim, o clima nos negócios segue com alguma cautela, pautada particularmente pelos desdobramentos relacionados à PEC dos Precatórios, notadamente sua tramitação no Senado.

“O mercado está esperando Brasília”, disse Silveira.

No exterior, o tom positivo era endossado pelo anúncio de que o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, foi nomeado nesta segunda-feira pelo presidente norte-americano, Joe Biden, para um segundo mandato de quatro anos.

Destaques

Vale (VALE3) saltava 6%, em nova sessão positiva para o setor de siderurgia e mineração, na esteira da disparada das commodities metálicas, conforme os traders comemoram uma pequena melhora no consumo de metais industriais. Minério de ferro também subiu.

Tim (TIMS3) subia 3%, após disparar quase 10% mais cedo, depois que fundo norte-americano KKR apresentou uma proposta não vinculativa para comprar a Telecom Italia, que controla a empresa brasileira.

Petrobras (PETR3PETR4) valorizava-se 3,1%, reagindo após queda de mais de 3% na semana passada, em sessão de variações comportadas dos preços do petróleo no exterior.

Banco Inter (BIDI11) cedia 2,8%, entre os destaques negativos, após alta de quase 4,8% na última sexta-feira, em sessão mista no setor financeiro, com  Bradesco (BBDC4) também no vermelho, enquanto Itaú Unibanco (ITUB4)  e Banco do Brasil (BBAS3) operavam no azul.

Hospital Mater Dei (MATD3), que não está no Ibovespa, subia 1%, após comprar o hospital Santa Genoveva e o Centro de Tomografia Computadorizada Uberlândia, ambos localizados em Uberlândia (MG), em negócio de 309 milhões de reais.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar