Ibovespa amplia ganhos após Fed dar pistas sobre redução de programa de estímulo
O principal índice brasileiro de ações ampliou ganhos nesta quarta-feira, após o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, indicar que pode reduzir seu programa de compra de títulos para apoiar a economia e indicar alta de juro em 2022.
Às 16:07, o Ibovespa (IBOV) mostrava valorização de 1,93%, aos 112.409 pontos. O giro financeiro da sessão somava 27 bilhões de reais.
O índice já vinha em alta, estendendo ganhos da véspera após quedas acentuadas recentes, na esteira de que o governo chinês está agindo para evitar uma crise no setor imobiliário do país, o que abriu espaço para recuperação de ações de empresas brasileiras ligadas a metais que exportam para aquele mercado.
Agora à tarde, o Federal Reserve manteve o juro básico dos EUA entre zero e 0,25% ao ano, mas indicou que uma alta da taxa deve começar em 2022. A autoridade também sinalizou que deve reduzir suas compras mensais de títulos “em breve”.
A alta do Ibovespa só não era maior devido a perdas de ações de empresas de saúde, após ameaças de senadores em sessão da CPI da Covid para convocar executivos da Havpida (HAPV3) para depor.